TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Queda do voo da Lion Air: Pilotos lutaram contra sistema computadorizado da aeronave

Queda do avião em outubro tem relatório divulgado

Por Kaio Serra em 28/11/2018 às 12:46:02

Os pilotos do voo 610 da Lion Air travaram uma verdadeira batalha contra os sistemas automáticos do avião nos minutos antes de mergulhar no oceano, em 29 de outubro, matando todas as 189 pessoas a bordo. Dados recuperados do gravador de voo mostram que os pilotos, repetidamente, lutaram para anular um sistema de segurança automático instalado no Boeing 737 MAX 8, que derrubou o avião mais de duas dúzias de vezes.

O sistema estava respondendo à dados incorretos, o que sugeria que o nariz estava inclinado em um ângulo maior do que era, indicando que o avião estava em risco de estolar.

De acordo com o relatório, os pilotos primeiro corrigiram manualmente um "nariz automático da aeronave para baixo" dois minutos após a decolagem e realizaram o mesmo procedimento várias vezes antes de o avião atingir o Mar de Java.

O recurso é novo para os aviões MAX da Boeing e é ativado automaticamente para abaixar o nariz para evitar que o avião pare, com base nas informações enviadas de seus sensores externos. Investigadores indonésios já apontaram para problemas com os sensores de ângulo de ataque (AoA) do avião, que se mostraram defeituosos em voos anteriores.

Os sensores do AoA enviam informações aos computadores do avião sobre o ângulo do nariz do avião em relação ao ar que se aproxima, para ajudar a determinar se o avião está prestes a parar.

Para o especialista em aviação, Ivan Sant"anna, erros em novas aeronaves são comuns.

"Todo projeto novo é suscetível à erros. Aconteceu com o Comet 2 em 1953, com o Electra 1, que as asas se desprendiam, o Boing 724 apresentou erros. O que ocorre é que após esses erros, medidas são tomadas pelas empresas e as correções são aplicadas, mas, devemos esperar a finalização do relatório por parte da Boing e da NTSB (órgão americano responsável pela investigação de acidentes aéreos), para saber se há necessidade de recall das aeronaves".

Em entrevista à mídia local, a mãe do piloto Bhavye Suneja, que é gerente comercial da Air India, disse que não havia uma sessão de simulação de treinamento atualizada quando a Lion Air começou a usar a nova aeronave.

"Eles disseram que não era necessário ... Quando a transição aconteceu, ele disse: 'Mamãe, eu vou pilotar o MAX'. Eu disse: 'Como você pode fazer isso (quando) você não tem (a) sessão de simulador?' Ele disse: "Nós não precisamos".

De acordo com Ivan, a empresa pode ter cometido um equívoco. "Pode ter ocorrido uma falha da empresa sim. Em alguns casos é necessário a atualização da equipe de bordo. "

Respondendo ao relatório, a Boeing disse estar "profundamente entristecida" com a perda do voo da Lion Air - mas manteve o 737 MAX 8 "tão seguro quanto qualquer avião que já voou pelos céus", e que a empresa está " tomando todas as medidas para entender completamente todos os aspectos deste acidente ".

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.