O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta quinta-feira (30/06), o centro cirúrgico destinado à cirurgia geral e ortopédica do Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann (HERZA), em Volta Redonda. A unidade, referência no atendimento de média e alta complexidade na região, tem quatro salas com capacidade para 200 procedimentos por mês.
Além de abrir um centro cirúrgico, o Zilda Arns vai disponibilizar 18 leitos de enfermaria para pré e pós-operatório e quatro consultórios que vão atender a demanda do novo setor. A unidade passará também a realizar 100 colonoscopias mensalmente, o que facilitará o acesso a esse exame na região.
- É sempre um grande orgulho inaugurar equipamentos que vêm beneficiar a saúde da população. O Zilda Arns é referência na região. Esses investimentos permitem que o morador tenha atendimento de qualidade perto de casa - declarou o governador.
O hospital completou quatro anos de funcionamento no último dia 29 de março e já realizou 25 mil atendimentos à população. Criado com objetivo de reduzir a necessidade de moradores da região percorrerem quilômetros para conseguir uma internação, o hospital conta com 237 leitos para internação, sendo 109 de UTI adulto e 30 de UTI pediátrica.
Referência em atendimento
Construído em uma área de 54 mil metros quadrados, o Zilda Arns é o maior hospital do interior do estado e atende a uma população de cerca de 1,2 milhão de pessoas de 12 municípios. A unidade é referência no tratamento de pacientes que necessitam de leitos de cuidado intensivo, tanto adulto como pediátrico. O acesso aos leitos acontece exclusivamente por meio da Central Estadual de Regulação (CER).
- O Zilda Arns teve um papel fundamental para a população do estado nos momentos mais críticos da pandemia. Com a redução na demanda de pacientes com Covid, chegou o momento de redefinirmos o perfil de atendimentos da unidade. E a abertura do centro cirúrgico faz parte dessa nova etapa do hospital - disse o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
Pinheiral recebe recursos para ampliação de hospital
Ao fim da inauguração, o governador Cláudio Castro entregou um certificado de R$ 6,3 milhões ao prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, para reforma, ampliação e aquisição de mobiliário para o Hospital Geral Aurélio Gonçalves Barbosa.
Fonte: Agência Brasil