Já estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Traços da História”, que será realizado pelo Arquivo Geral da Cidade, órgão ligado à Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio. O curso, que será realizado pela primeira vez entre os dias 18 e 22 de julho, das 9h às 13h, no Auditório do Arquivo Geral de forma presencial, terá carga horária de 20 horas.
É o primeiro curso oferecido pelo recém-criado Centro de Ensino e Pesquisa, que tem a missão de planejar, gerenciar e supervisionar as ações de ensino e pesquisa desenvolvidas no Arquivo Geral da Cidade.
– Cabe ao novo Centro, criado pelo Decreto 50893 no início de junho, promover programas de ensino e pesquisa que valorizem a história da cidade, desenvolver ações de capacitação dos servidores e da comunidade em geral, realizar pesquisas histórico-culturais, como também organizar cursos e eventos – disse Tony Chalita, secretário de Governo e Integridade Pública.
O curso “Traços da História do Rio de Janeiro” é uma iniciativa aberta e gratuita a qualquer interessado em conhecer melhor a história da cidade. As cinco aulas, com quatro horas de duração cada uma, serão ministradas pelos professores Elizeu Santiago, doutor em Ciência Política e diretor do Centro de Ensino e Pesquisa do Arquivo Geral, Hélio Cannone, pós-doutorando do Arquivo Geral, e Pedro Marreca, doutor em Ciência Política e gerente de pesquisa do Arquivo.
– Nosso objetivo é contar a história do Rio ilustrada pelo valioso acervo do Arquivo Geral da Cidade: a fundação da cidade, as batalhas, os conquistadores, a população nativa, a chegada da Corte, o processo de Independência e a proclamação da República serão alguns dos temas de que o curso irá tratar – contou Rosa Maria Araújo, presidente do Arquivo.
Ao longo do curso, os participantes percorrerão vários momentos históricos do Rio, como a fundação da cidade, em 1565, as comemorações do centenário da Independência, em 1922, e histórias sobre o Rio moderno. Estes são apenas alguns dos muitos temas que serão abordados em aulas expositivas, assim como por meio da análise de documentos selecionados e em visitas guiadas, momento em que os participantes serão apresentados ao rico acervo do Arquivo. Ao final, aqueles que obtiverem um mínimo de 60% de presença receberão um certificado de conclusão.
Para participar, basta acessar este link. As vagas são limitadas à lotação do espaço.