Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Voando alto

Museu Casa de Santos Dumont, em Petrópolis, recebe filmagens de documentário sobre o Pai da Aviação

'A Encantada', residência de verão do inventor, concentra itens relevantes da trajetória do mineiro de Cabangú


'A Encantada', residência de verão de Alberto Santos Dumont em Petrópolis, sediará gravações sobre a trajetória do inventor do avião. Foto: Prefeitura Petrópolis

O Museu Casa de Santos Dumont recebe a equipe do documentário “Santos Dumont, O Céu na Cabeça”, que irá traçar um perfil da personalidade do pai da aviação, contando fatos e curiosidades sobre a vida de Alberto Santos Dumont. As gravações acontecem na segunda-feira (11). O documentário será lançado ainda em 2022, no canal Curta!.

O documentário de 80 minutos é uma realização da produtora Trem Chic e está sendo dirigido por Eder Santos e Mônica Cerqueira, contando ainda com roteiro de Guga Bastos e produção de André Hallak. O filme retrata o homem que está por trás do inventor por meio de uma viagem histórico-poética por lugares que marcaram a sua vida, com cenas na França, Suíça e em cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Santos Dumont e Petrópolis, onde o inventor manteve a sua residência de verão.

“Petrópolis sempre foi procurada pela indústria do cinema por suas belezas naturais e história. Ter a nossa cidade retratada nas telas é uma forma de fortalecer o turismo. Mostrar nas telas nossa cultura, história, costumes e a vida de pessoas importantes que aqui escolheram para viver é indutor importante para o turismo e economia”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A produção conta com relatos de biógrafos, admiradores e familiares, trazendo fatos trágicos e gloriosos sobre o inventor que realizou o sonho do homem de voar. Serão abordados fatos de sua vida desde o seu nascimento, em 1873, na fazenda Cabangú em Minas Gerais, passando por sua vida na Europa até o seu suicídio, no Guarujá, em 1932.

A produção está sendo recebida pela Petrópolis Film Commission, que intermediou a autorização para filmagens no Museu Casa de Santos Dumont e na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), campus Barão do Amazonas.

Para Leonardo Cerqueira, secretário executivo do Petrópolis Film Commission, realizar mais este atendimento contribui para a consolidação das ações do comitê. “Muitas vezes filmagens acontecem sem que sequer sejam acompanhadas e autorizadas, o que nos impede de mensurar o impacto que estas produções geram na economia, na cultura e no desenvolvimento do turismo na cidade”, frisou.

Prefeitura de Petrópolis

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!