Para comemorar o aniversário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi lançado o Edital Municipal Em Cena, que abre as portas do Theatro Municipal para apresentações Culturais do Estado do Rio de Janeiro com suas tradições regionais. A Associação Recreativa Cultural e Esportiva Liga de Blocos e Bandas William César, inscreveu no Edital o Projeto “Regional Choro Caiçara - A Música Brasileira no Século XIX”, para uma apresentação na Sala Mário Tavares no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O projeto tirou nota máxima e ficou em 1º lugar.
O Espetáculo vai contar e cantar a história da Música Popular Brasileira nos séculos XIX e início do Século XX, em especial o Choro, gênero musical genuinamente brasileiro, surgido no Rio de Janeiro em meados de 1870. A apresentação terá 90 minutos de duração com o público fazendo um passeio pela história musical ao som de choro, valsas, maxixes, polcas e samba de raiz exaltando os principais compositores da época e que até hoje são inspiração para a Música Popular Brasileira como: Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth e Noel Rosa, entre outros.
O Regional Choro Caiçara foi fundado em 2017 em Angra dos Reis com o intuito de realizar shows que mantenham viva a história e a preservação da genuína música brasileira, choro, na região da Costa Verde. O grupo é formado por João Paulo Moreira (Flauta e Saxofone), Juliano Ribeiro(Cavaquinho), Neimar Basílio (Pandeiro), Jocélio Pires(Violão 7 Cordas) e Wosenclever Santos (Percussão e Voz).
Segundo Amarildo de Oliveira , presidente da Associação Recreativa Cultural e Esportiva Liga de Blocos e Bandas William César, a função da Associação é apoiar e divulgar todas as manifestações culturais de Angra dos Reis, e a vitória nesse edital e em tantos outros só ratifica essa missão. “A Associação está à disposição de todos os fazedores de Cultura do Município”, ressalta o presidente.
Serviço
Show Regional Choro Caiçara- A música Brasileira no Século XIX
Sala Mário Tavares do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Dia 20 de julho, às 17 horas
Entrada Franca
Parte das comemorações do aniversário do Theatro.