TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Prazo de suspensão de parte dos processos da Lava-Jato no Rio já está valendo

Acusações a ex-governador Sergio Cabral e mais 61 pessoas envolvem evasão de dinheiro de propinas para o exterior

Por Portal Eu, Rio! em 19/07/2022 às 11:48:26

Doleiro Dario Messer foi preso na Operação "Câmbio, Desligo!. Foto:

O juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Criminal Federal, suspendeu a tramitação dos processos ligados à operação "Câmbio, Desligo", que é um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.

A decisão vale por dois meses. Os processos envolvem acusações de evasão de dinheiro da corrupção no Brasil para o exterior.

Bretas justificou a medida por haver recurso no STJ, o Superior Tribunal de Justiça, que deve ser julgado em breve, o que poderia modificar as decisões.

Deflagrada em maio de 2018, a "Câmbio, Desligo", tinha como principal alvo Dario Messer, conhecido como o “doleiro dos doleiros”, que foi preso um ano depois. Através do trabalho de uma força tarefa, foi descoberta uma rede de lavagem de ativos e evasão de divisas, com o envolvimento de 47 doleiros.

De acordo com informações do Ministério Público Federal, o esquema envolveu 3 mil offshores, com contas em 52 países, e transações que chegaram a mais de 1,6 bilhão de dólares.

A operação levou à denúncia de 62 pessoas, incluindo o ex-governador Sérgio Cabral, pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção contra o sistema financeiro internacional.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a suspensão dos processos decorrentes da Operação Câmbio, Desligo!, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.