O Vasco empatou em 1x1 com o Ituano, nesta terça-feira (19), em São Januário, pela décima nona rodada da série B do Brasileirão 2022. Rafael Elias, para o time paulista e Raniel, do cruzmaltino, fizeram os gols. Com o resultado, o Gigante da Colina perde o segundo lugar para o Bahia. O Ituano, por sua vez se manteve em 15° lugar. O próximo confronto do time carioca é nesse sábado (23), fora de casa, contra o Vila Nova.
Antes do apito inicial, o meia Alex Teixeira apareceu em campo para dar uma animada na torcida. Vale lembrar que o atleta criado na base cruzmaltina assinou contrato até dezembro, mas ainda não pode estrear por conta de uma punição da FIFA. A alegria nas arquibancadas durou pouco e o técnico Maurício Souza foi alvo de xingamentos em boa parte da partida. Os gritos de "fora, Maurício" foram ouvidos.
Primeiro tempo
Os primeiros três minutos enganaram o torcedor vascaíno, a princípio pelo cabeceio para fora de Anderson Conceição, porém foi exatamente uma chance clara do cruzmaltino que culminou no primeiro gol do Ituano. Após uma furada de bola sem goleiro de Erick, Aylon no contra-ataque finalizou de primeira dentro da área, Thiago Rodrigues até fez a defesa, mas Rafael Elias estufou as redes.
Depois disso, o Gigante da Colina chegou três vezes: primeiro com Filipe numa defesa espetacular na ponta dos dedos, depois em duas bolas na trave: em uma falta de Nenê; depois, num chute de fora de Raniel. Ao apito para o intervalo, torcedores do Vasco brigaram entre si.
Um fato curioso foi que na volta, o juiz Rodolpho Toski Marques teve que remendar uma das redes do gol que estava rasgada. Uma fita crepe verde foi usada como remendo.
Segundo tempo
Morna é a definição para a etapa final de Vasco x Ituano. O clube paulista perdeu as forças com a saída de Neto Berola e o Gigante da Colina não continuou forte como no final do primeiro tempo, com excessão de Raniel que, curiosamente, enquanto xingamentos a Maurício Souza tomavam conta de São Januário, bateu de primeira na entrada da área para a defesa de Filipi.
Os dois, inclusive, foram protagonistas do lance que decidiu o jogo; enquanto o goleiro soltou a bola no cabeceio de Quintero, Raniel fez jus ao termo "Centroavante oportunista" e se adiantou para, sozinho, empatar o placar. Foi a faísca necessária para incendiar as arquibancadas do estádio, que voltaram a apoiar o tempo todo o time carioca na parte final do jogo. Não adiantou muito, e logo após o apito final, Maurício foi novamente xingado, com direito a "o Vasco da Gama não precisa de você", no grito dos torcedores.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 1 ITUANO
Local: Estádio Januário
Gols: Rafael Elias (ITU 14/1T) e Raniel (VAS 32/2T)
Cartões amarelos: Quintero (VAS 30/1T), Anderson Conceição (VAS 37/1T), Yuri Lara (VAS 05/2T), Caique (ITU 18/2T), Bruno Lopes (ITU 31/2T), Kaio (ITU 40/2T) e Filipe (ITU 41/2T)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliares: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Vasco: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias (Léo Matos 15/2T), Quintero, Anderson Conceição e Edimar (Riquelme 15/2T); Yuri Lara (Juninho 15/2T), Andrey Santos e Nenê; Erick (Eguinaldo 21/2T), Gabriel Pec (Marlon Gomes 29/2T) e Raniel.
Ituano: Filipe; Kaio, Lucas Dias, Bernardo Schappo e Mário Sérgio; Rafael Pereira (Dudu Vieira 26/2T), Caique (Jorge Roa 20/2T) e Lucas; Aylon (Chrigor 26/2T), Neto Berola (Gerson Magrão 15/2T) e Rafael Elias (Bruno Lopes 26/2T).