O pré-candidato ao governo do Rio, Marcelo Freixo (PSB-RJ), confirmou nesta 6ª feira (22) o ex-prefeito Cesar Maia (PSDB) como seu candidato a vice-governador na disputa pelo Palácio Guanabara. No começo da semana, o PSDB já havia antecipado ao Poder360 a intenção de indicar Maia à chapa de Freixo.
“É uma honra ter Cesar Maia ao meu lado como pré-candidato a vice-governador. Cesar é um gestor experiente e será fundamental na reconstrução do Rio de Janeiro. O momento é de união e foco no trabalho para que todas as famílias possam viver e prosperar em paz”, publicou Freixo nas redes sociais.
O apoio na eleição estadual do Rio sofreu impasse na federação PSDB-Cidadania, porque o partido de Roberto Freire queria apoiar Rodrigo Neves (PDT) ao governo fluminense. Mas o martelo foi batido depois de uma reunião da Executiva Nacional da federação, na 3ª feira (19).
Em 2008, como deputado estadual e ainda filiado ao PSoL, Freixo presidiu a CPI das Milícias, cujo relatório propunha uma série de medidas a serem adotadas contra esses grupos criminosos incluindo a prisão de seus integrantes; mais de 200 pessoas foram presas, a partir do fim daquele ano. A maioria dessas quadrilhas atuava ou ainda atua no município do Rio, e o prefeito na ocasião era César Maia, então no PFL (atual Democratas).
Cenário eleitoral
De acordo com a pesquisa Ipec (antigo Ibope) divulgada na 5ª feira (21), pela margem de erro, o governador Cláudio Castro (PL) está empatado com Freixo na disputa pelo Governo do Rio de Janeiro. O atual chefe do Executivo fluminense tem 19% das intenções de voto, enquanto o congressista marca 13%. Leia aqui a íntegra.
A pesquisa ouviu 1.008 pessoas, de 16 a 19 de julho de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%. Os registros da pesquisa no TSE são RJ-08610/2022 e BR-00325/2022. Custou R$ 88.000,00 e foi paga pela Rio Indústria.
Fonte: Poder360