Desde o ano de 2010, a ONG 4 patinhas atua no recolhimento de animais em situação de risco e nos cuidados com a saúde dos bichos abandonados. No entanto, nos últimos meses a organização vem sofrendo com a falta de doações. Hoje, cerca de 700 animais moram na instituição, mas devido às dificuldades, ela corre o risco de não ter mais como manter suas atividades.
De acordo com Christianne Duarte, presidente e fundadora da 4 Patinhas, os gastos mensais fixos sem incluir exames, medicamentos e clínicas veterinárias é de R$ 56 mil. Ela contou que a crise econômica também afetou o orçamento e o planejamento da associação.
"Infelizmente, muita gente ainda abandona seus animais. Com a crise o problema se agravou e também atingiu o bolso de quem participava com as doações. Nós sobrevivemos da contribuição de pessoas físicas e, raramente, temos o apoio de empresas privadas. Muito menos, do governo. Não estamos conseguindo resgatar novos bichinhos e isso vai depender da nossa recuperação. Há dias que não sabemos como vai ser o amanhã, pagamos a ração ou o veterinário", lamentou Christianne.
Ela também revelou que a 4 Patinhas tem várias dívidas e não está em condições de assumir outras. Segundo a presidente, é difícil encontrar veterinários voluntários. Além disso, os 14 funcionários contratados estão com salários atrasados e sem o décimo terceiro.
"É difícil porque necessitamos dos funcionários e os voluntários não têm todo o tempo livre. Os animais precisam ser limpos, cuidados e medicados diariamente. Por tal motivo, a gente não pode deixar de pagar a quem empregamos. Essas pessoas fazem disso o seu trabalho e estão tendo vários direitos trabalhistas prejudicados porque a verba nunca é suficiente. Não sabemos mais como arrecadar fundos e isso é preocupante", explicou.
Mesmo diante dos desafios, o resultado do trabalho da 4 Patinhas é impressionante. Em quase uma década de funcionamento, a ONG cuidou de aproximadamente seis mil bichos. Desse total, cinco mil e quinhentos ganharam um novo lar.
Vale destacar que quem desejar ajudar e quiser se associar, pode encontrar as orientações no site oficial da casa. No próximo domingo (9), vai ser realizada a festa de Natal com 40 expositores de comida, produtos e lembranças natalinas. Uma parte das vendas será revertida para eles. O evento acontece no Clube do Boqueirão, das 11h às 18h, no bairro da Glória. A entrada é gratuita e haverá adoção dos bichinhos. E os interessados podem levar seus cães para o evento.
Serviço:
Domingo, 09 de dezembro às 11:00 – 18:00
Clube de Regatas Boqueirão do Passeio
Rua Jardel Jércolis, 50, 20021-150 Rio de Janeiro