Começou no sábado (1º) a Campanha Dezembro Laranja, que vai ocorrer durante todo o mês de dezembro até o fim do verão. A Campanha de Prevenção de Câncer de Pele, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), “Se exponha, mas não se queime”, surge para alertar sobre a importância do uso de medidas fotoprotetoras e de diagnóstico precoce. Tudo isso oferecido pela rede pública de saúde para a redução do câncer de pele.
Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer de 2016 / 2017, o câncer de pele acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). Os números de novas ocorrências deste tipo de câncer de pele não melanoma diminuiu em 10 mil casos de um biênio para o outro. E é importante frisar, que de acordo com o INCA, 30% de todos os tumores malignos do Brasil são de pele.
De dezembro a março de 2019, ou seja, durante todo o verão, serão promovidas ações e atividades de informação na internet, ruas, praias e parques. As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas fotoprotetoras. São elas: evitar os horários de 10h às 16h, que são os de maior incidência solar; utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; manter uma boa hidratação corporal e procurar locais de sombra. Usar diariamente protetor solar com fator de proteção mínima de 30, que deve ser reaplicado em intervalos de duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.
Para entender
Você sabe quais são os tipos de câncer de pele não melanoma? Um deles é o carcinoma basocelular, que é o câncer mais comum em idosos, do sexo masculino, correspondendo a 75% de todos os tipos de pele. E o outro é o carcinoma espinocelular, que representa 15% das neoplasias malignas, acomete a faixa etária acima dos 40 anos, sendo duas vezes mais incidente em homens de pele clara.
Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer da pele, mais fáceis são as chances de cura da doença. O diagnóstico deve ser confirmado pela biópsia e a escolha do tratamento deve se basear no tamanho, tempo de evolução e localização da lesão.
Na Campanha de Prevenção de Câncer de Pele do ano passado, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) foram identificados: 2765 casos de carcinoma basocelular, 724 de carcinoma espinocelular e 363 de melanomas.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a campanha Dezembro Laranja através da iniciativa apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).