Quando Lembro de Chico é o nome do documentário sobre o médium Chico Xavier que será lançado na próxima quinta-feira (06), nas plataformas digitais mais populares do país. O documentário é baseado nas memórias de seus amigos mais próximos, que testemunharam as manifestações espirituais do médium. O filme foi produzido com financiamento coletivo e dirigido por Fábio Medeiros. O documentário teve sua primeira exibição no Festival de Cinema de Trancoso, em outubro deste ano e lançado em DVD no mês de Novembro. A produção promete mostrar o cotidiano do médium, seus relacionamentos com amigos mais chegados, que revelam como era conviver com a personalidade de Chico Xavier e como foram transformados a partir da convivência com o médium.
“Quando falamos da magnitude do legado de Chico Xavier, não estamos nos referindo apenas a escritos religiosos, mas de conhecimentos elevados que alavancarão o processo de transformação da humanidade, seus paradigmas e modelos científicos. Chico é revolucionário por natureza, não tenho nenhum amigo estrangeiro que não tenha ficado boquiaberto ao me ouvir falar dele. O mundo precisa conhecê-lo”, revela Juliano Pozati, produtor executivo do filme.
Na pele de Chico Xavier
Escalado para viver o médium no documentário, o ator Victor Meirelles que já fez filmes e peças com temática espiritualista se diz muito emocionado com a experiência. Ele contou que passou por um processo intenso de preparação e concentração para viver Chico Xavier e poder passar toda emoção que o médium passava na sua convivência.
“Minha composição de personagem, foi baseada nas palavras amor, afeto, caridade, humildade e humanidade. Não queria imitar ou ser uma cópia dessa personalidade reconhecida mundialmente. Quis através do meu trabalho de ator, transmitir esses sentimentos, emoções e de alguma forma resgatar na memória, não só a imagem, mas a lembrança do que, e quem era "é" Chico Xavier, e o que sua trajetória neste plano trouxe e promoveu de bom para todos nós. Acredito que cada um de nós temos um pouco de Chico Xavier, por mais fundo que seja, lá em um canto de nossos corações e mentes, temos o amor e a bondade, característico desse Ser Humano”, declarou Victor Meirelles.
Após o lançamento nas mídias digitais, o filme será disponibilizado gratuitamente, pelo YouTube, no dia 02 de Abril de 2019, data de nascimento de Chico Xavier.