O Vasco empatou sem gols contra a equipe da Chapecoense, neste domingo (31), em São Januário, pela vigésima segunda rodada da série B do Brasileirão. A partida teve quase 21 mil torcedores e marcou a reestreia do meia Alex Teixeira com a camisa cruzmaltina. Com o empate, o Gigante da Colina continua na vice liderança, mas pode ver o líder Cruzeiro disparar ainda mais na competição e descer dois degraus caso Bahia e Grêmio, ambos com 37 pontos, vençam os respectivos jogos.
Confiante na vitória maiúscula, o time do Vasco não conseguiu repetir a boa atuação da goleada de 4x0 contra o CRB e teve mais dificuldades ao enfrentar a Chape. O jogo não fluiu, e ficou pior ainda pelo extra-campo, já que Anderson Conceição, Palacios e, principalmente, Nenê, estão suspensos para o próximo confronto. O que resta ao auxiliar Emílio Faro é melhorar principalmente a parte ofensiva para o jogo do dia 09, contra a Ponte Preta.
O jogo
Os primeiros minutos foram de apreensão para o torcedor vascaíno e dificuldade para os jogadores. Tanto Vasco quanto Chapecoense não conseguiam se encaixar em campo, porém o time de Chapecó, em alguns momentos, se mostrava mais propício a ter chances claras. Aconteceu apenas uma vez, num chute forte de Ronei, dentro da área, que obrigou Thiago Rodrigues a fazer uma ótima defesa. Antes, em um bate-rebate, Gabriel Pec conseguiu ficar com ela na linha de fundo, tocou para o meio, mas Andrey Santos chutou fraco.
Antes da segunda etapa começar, Alex Teixeira deu um leve "susto do bem" ao sair do vestiário como se estivesse pronto para entrar em campo. A torcida vibrou muito, mas o camisa 7 logo colocou o colete.
O segundo tempo voltou e as chances do Vasco apareceram. Até os 15, Andrey tentou duas vezes, sem sucesso. A mais clara foi logo quando Alex Teixeira estava em campo, e justamente com o meia: Nenê cobrou escanteio, Saulo saiu mal, mas Alex cabeceou rente à trave esquerda.
Ainda deu tempo do camisa 10 do cruzmaltino tomar dois cartões amarelos em segundos e ser expulso nos minutos finais do confronto. Isso congelou de vez a chance do clube carioca de sair vitorioso.
Nas arquibancadas, o coro era de insatisfação com um pênalti não marcado sobre o garoto Eguinaldo, mas uma outra cena chamou mais a atenção: Torcedores do Gigante da Colina começaram briga no meio da etapa final e crianças tiveram que sair correndo para não sofrerem nenhum tipo de agressão.
FICHA TÉCNICA
VASCO 0 X 0 CHAPECOENSE
Local: Estádio São Januário
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Auxiliares: Evandro de Melo Lima (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Vinícius Furlan (SP)
Cartões amarelos: Gabriel Pec (VAS 04/2T), Yuri Lara (VAS 09/2T), Fernando (CHA 27/2T), Victor Ramos (CHA 32/2T), Anderson Conceição (VAS 32/2T), Palacios (VAS 34/2T), Luizinho (CHA 34/2T), Jonathan (CHA 41/2T), Nenê 42/2T) e Matheus Bianqui
Cartão vermelho: Nenê (VAS 42/2T)
Vasco: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias (Léo Matos 32/2T), Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara (Marlon Gomes 29/2T), Andrey Santos e Nenê; Figueiredo (Alex Teixeira 15/2T), Gabriel Pec (Palacios 29/2T) e Raniel (Eguinaldo 15/2T).
Chapecoense: Saulo; Ronei, Léo, Victor Ramos e Fernando; Matheus Bianqui, Felipe Ferreira (Pablo Oliveira 19/2T) e Lima (Claudinho 49/2T); Chrystian (Luizinho 19/2T), Alisson Farias (Kevin Kesley 29/2T) e Perotti (Jonathan 29/2T).