TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Temporadas Artenegríndias: contraponto com a Arte Moderna

Com foco na cultura produzida pelas populações negra e indígena, Neabi/UFRJ realiza ação com mais de quatro meses de duração.

Por Portal Eu, Rio! em 01/08/2022 às 06:00:00

As atividades acontecerão em diversos campi da UFRJ: Fundão, Praia Vermelha, Centro, Macaé, Caxias, ou em espaços parceiros, fora da Universidade. Foto: Divulgação

A Semana de Arte Moderna de 1922 é um marco na cultura brasileira que rompe com um mimetismo artístico-cultural europeu e traz a noção de sociedade brasileira sob o ponto de vista dos próprios artistas brasileiros. No entanto, apesar de ter criado uma estética singular, os novos formatos não alteraram os estereótipos sobre povos originários e negros em diáspora, nem deu a eles o espaço de exposição de suas próprias obras.

Com intuito de difundir a arte negra e indígena nas comemorações do centenário da efeméride, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/UFRJ) organiza o Temporadas Artenegríndias, que acontece de 25/7 a 20/12. Durante o período, serão oferecidas mesas, rodas de conversa e de leitura, palestras, oficinas de pintura, bem como dança, shows, performances artísticas, entre outros — todos abertos ao público em geral.

As atividades acontecerão em diversos campi da UFRJ: Fundão, Praia Vermelha, Centro, Macaé, Caxias, ou em espaços parceiros, fora da Universidade. O local sempre estará sinalizado em cada atividade divulgada, a partir de publicações na rede social Instagram. A maioria dos encontros será presencial, no entanto, algumas atividades serão gravadas e posteriormente divulgadas no Youtube do núcleo.

Segundo Rachel Aguiar, professora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) e vice-diretora do Neabi/UFRJ, o propósito do Temporadas é divulgar as artes afroindígenas com debates acadêmico-culturais para estabelecer um ponto crítico quanto à sua invisibilidade na semana de 22. A partir do entendimento de que as atividades buscam reconhecer e fortalecer essas culturas, serão publicados editais para todos os eixos selecionados, com o objetivo de divulgar a arte negra e indígena tanto na comunidade acadêmica quanto fora dela.

O Neabi é um órgão suplementar do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da Universidade e tem como objetivo oferecer atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo das relações étnico-raciais das populações afrodescendentes e indígenas no âmbito da UFRJ. O canal oficial para acompanhamento da programação e agenda do Temporadas Artenegríndias é o Instagram @neabiufrj. Em caso de dúvidas sobre a programação, envie um e-mail para [email protected].


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.