TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Nova fase da Lava Jato cumpre mandados de prisão

Várias cidades do país foram alvo da operação cumprindo 37 ordens judiciais pela Policia Federal.

Por Marisa Gonçalves Dias em 05/12/2018 às 18:06:27

Coletiva da PF sobre a 57ª fase da lava Jato. Foto: Divulgação?PF

Nesta quarta-feira (5), a Polícia Federal cumpriu 11 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão na 57ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Operação Sem Limites. A ação, realizada no Estado do Rio de Janeiro, cumpriu dez mandados de prisão preventiva na capital e um em Niterói.

A cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, também está na lista da PF. Dos 26 mandados de prisão, dois foram na cidade imperial. A operação também foi realizada na cidade de Curitiba (PR) com um mandado de prisão na capital.

De acordo com informações da polícia, as investigações revelaram a existência de uma organização criminosa que causou prejuízos a Petrobrás na área de compra e venda de petróleo e derivados por ou para empresas estrangeiras. Funcionários da estatal estão envolvidos no esquema que foi praticado até meados de 2014.

As investigações apontam inclusive que o grupo tinha o objetivo de garantir vantagens indevidas a executivos e ganhos acima dos praticados pelo mercado às empresas envolvidas, que também teriam realizado negócios irregulares de locação de tanques de armazenagens.

Os presos irão responder por crimes como o de corrupção, organização criminosa, crimes financeiros e de lavagem de dinheiro na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Cidade Imperial na lista da PF

Em Petrópolis, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, um deles contra o empresário e assessor especial de administração financeira da Controladoria Geral da Prefeitura de Petrópolis, Deni França Moura.

Em nota, a Prefeitura de Petrópolis informou a exoneração do assessor, esclarecendo os fatos.

Nota da PMP França Moura

"Deni França Moura está sendo exonerado do cargo de assessor na Controladoria Geral do município. A investigação contra ele é ligada ao período de 7 anos em que trabalhou como contador, em uma empresa que prestava serviços à Petrobras".

A operação foi praticada em todo o país, com um total de 37 ordens judiciais, sendo 26 mandados de busca, 11 mandados de prisão preventiva e seis intimações.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.