A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, a Polícia Civil e a Vigiagro - Vigilância Agropecuária Internacional, deflagrou na noite de quinta (4/8) a Operação Aliança, que visa prevenir e reprimir irregularidades e atos ilícitos cometidos em região aeroportuária.
A ação conjunta, que contou com a presença de 60 (sessenta) servidores e 6 (seis) cães farejadores, ocorreu no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro (Galeão, Ilha do Governador).
A ação contou com uma série de fiscalizações em voos nacionais e internacionais. Foram inspecionados também, direta e indiretamente, passageiros, tripulantes, aeronaves e bagagens, por intermédio de agentes de segurança, escâneres, câmeras de vigilância e cães de faro.
De acordo com os órgãos envolvidos na operação, outras ações similares ocorrerão rotineiramente, mantendo a cooperação entre Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Civil e Vigiagro.
Durante a operação, foram apreendidas grandes quantidades de mercadorias irregulares, assim como uma espécie de muda estrangeira, nociva à flora nacional e de entrada proibida no país. A muda apreendida se trata de uma espécie de cerejeira (Prunus avium) potencial veiculadora de pragas nocivas à agricultura nacional, em especial o Plum Pox Virus.
Polícia Federal