O Flamengo está próximo de se classificar para a semifinal da Libertadores. Nesta terça-feira (09), às 21h30 (Brasília), no Maracanã, o Rubro-Negro precisa segurar ou ampliar a vantagem de 2 a 0 que construiu em cima do Corinthians, no jogo de ida das quartas de final. Para a decisão de hoje, Dorival Júnior deve escalar a mesma equipe titular que vem agradando os flamenguistas desde a goleada em cima do Tolima por 7 a 1, sem desfalques. A partida terá transmissões da Rádio Eu, Rio! e do Canal do Portal Eu, Rio! no YouTube (Eu, Rio! TV).
Apesar de já estar inscrito na Libertadores, o novo reforço Rubro-Negro, o chileno Pulgar, não foi relacionado por Dorival para enfrentar o Corinthians, ou seja, caso o Flamengo se classifique, o volante deve estar entre os relacionados na semifinal. Enquanto Varela, que também é novo reforço do Flamengo, está em situação parecida com a de Pulgar, só que o lateral ainda não está inscrito na competição, situação que será resolvida para a próxima fase, em caso de triunfo do Rubro-Negro.
Gabigol reencontrou o caminho do gol contra o Timão, após ficar seis partidas sem marcar. Com o gol nos acréscimos contra o São Paulo, no último sábado, o camisa nove soma duas bolas na rede em duas partidas consecutivas. Dessa forma, o Timão vai encontrar um Flamengo com força máxima e embalado, sem perder há oito partidas.
O futebol que o Corinthians apresentou nos últimos dois jogos de mata-mata não é dos melhores. A equipe paulista precisa reverter dois placares por três gols de diferença tanto na Copa do Brasil, quanto na Libertadores. Para isso, o Timão tem o reforço de Renato Augusto e Willian, recuperados de lesão. A presença de Renato Augusto no time principal é praticamente certa, enquanto a de Willian é incerta, visto que disputa vaga com Róger Guedes.
Maycon, lesionado, é o principal desfalque do Corinthians para hoje. Fausto Vera, possivelmente, será seu substituto na cabeça de área. O experiente e principal batedor de pênaltis, Fábio Santos, deve começar na lateral esquerda, deixando Piton no banco de reservas.
Em 1991, aconteceu o primeiro duelo entre as duas equipes pela Libertadores. Os dois confrontos foram pela fase de grupos, no qual a primeira partida terminou empatada em 1 a 1 e a segunda acabou 2 a 0 para o Flamengo.
Em 2010, Flamengo e Corinthians, novamente, se encontraram nas oitavas da Libertadores. O agregado terminou 2 a 2, mas os cariocas levaram a melhor pelo critério de desempate, que era válido na época. O duelo marcou encontro de jogadores históricos como Adriano Imperador contra Ronaldo Fenômeno.
Quis o destino que o Encontro das Nações acontecesse novamente pela Libertadores nesta temporada. O Flamengo tem a vantagem de dois gols, conquistados fora de casa no jogo de ida. A partida desta terça promete emoção e, apesar do Flamengo ser o favorito, estamos diante de dois gigantes que, juntos, somam três títulos da competição. Tudo pode acontecer.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X CORINTHIANS
Local: Maracanã, RJ
Horário: 21h30 (Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich
Assistente: Richard Trindad
Quarto árbitro: Carlos Barreiro
Árbitro de vídeo: Leodan González
FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Gabriel e Pedro. Técnico: Dorival Júnior.
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Balbuena e Fábio Santos; Cantillo (Fausto Vera), Du Queiroz e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Willian (Róger Guedes) e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira.