Parte do sistema digital da prefeitura do Rio foi atacada nesta segunda-feira (15) por hackers e os serviços online foram prejudicados e suspensos. Os sites de secretarias como a de educação, saúde e fazenda não estão funcionando. A emissão da Nota Carioca, que é a nota fiscal eletrônica, foi suspensa.
A prefeitura confirmou o problema e disse que a Iplan Rio, empresa que cuida dos sites da prefeitura, já está tentando normalizar o sistema.
Wanderley Abreu Jr, especialista em Segurança de Computadores e Criptografia pelo MIT e Ceo da Storm Group, expõe crise nos sistemas públicos de informática e alerta para o problema que pode voltar a ocorrer:
"Não é de se admirar que mais um portal estatal caia em mãos maliciosas. A segurança dos sistemas e dos serviços públicos está longe de ser adequada. Os serviços públicos brasileiros compartilham praticamente a mesma estrutura de sistemas e ataques que funcionam para um funcionam para outro. Assim vão multiplicando ataques a máquinas vulneráveis. Basta apenas uma brecha para fazer um estrago bem grande", alertou.
O especialista acrescentou que o tempo que os sistemas públicos tem passado fora do ar por ataques desse gênero é muito alto.
“É preciso criar sistemas de contigência e práticas transparentes de Disaster Recovery, conjunto de ações estratégicas estabelecidas que tem por objetivo evitar que uma empresa perca todos os seus dados e informações quando ocorre um imprevisto. Essas estratégias são preventivas e recuperativas tendo como objetivo restabelecer os serviços da empresa", explicou.
Sobre Wanderley:
Wanderley José de Abreu Junior (Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 1978) é um empresário e ex-hacker brasileiro que invadiu a NASA aos 17 anos. Aos 20 anos, identificou mais de 200 pedófilos como parte da Operação Catedral-Rio, a primeira contra pedofilia online feita no Brasil. É mais conhecido no mundo hacker por seu nickname “Storm”. Após invadir a NASA, foi convidado a participar de um programa no Goddard Space Flight Center (GSFC) para mostrar o que fez. Trabalhou também no projeto Galileo, sistema de navegação da Agência Espacial Europeia, e no desenvolvimento de criptografia multinível para tropas da OTAN no Afeganistão.
Wanderley estudou Engenharia Mecatrônica e Sistemas da Informação na PUC-RIO e, recentemente, fez parte da equipe de comunicação do projeto Mars2020 da NASA, que pousou com sucesso o Rover Perseverance na superfície de Marte, em fevereiro de 2021.
Durante a pandemia da COVID-19, fundou o Mercado Gaia, iniciativa que ajuda no escoamento da safra de alimentos do Cinturão Verde Fluminense, atuando em comunidades do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.
Em março de 2021, recebeu a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro a pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do estado. Em outubro de 2021, recebeu a Medalha Pedro Ernesto.
Atualmente, Wanderley José é Diretor Executivo do Storm Group, empresa focada na inovação e criação de produtos para sistemas de alto desempenho.