O Espaço Cultural Mães de Acari abre as portas, nesta quinta-feira (18), às 14h, para a Oficina de Amamentação do projeto Gestarte. A atividade será ministrada por Tatiana Fabiano, enfermeira de família e consultora de lactação e doula - profissional que tem como responsabilidade o acompanhamento da gestante durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto.
O evento gratuito será realizado no Espaço Cultural Mães de Acari, na Rua União, nº 5c - Acari (ao lado do Gigantão).
A ação integra o ‘Agosto Dourado’ e pretende abordar dúvidas e mitos sobre amamentação, exercícios práticos sobre a chamada pega correta, maneiras de como saber se o bebê está mamando bem, como agir em caso de dores e machucados, aleitamento x mercado de trabalho, dentre outros pontos.
O reforço fica por conta do Clube de Regatas do Flamengo, que participará e apoiará o evento através de seu time de Responsabilidade Social e Cidadania.
O evento faz parte do calendário Gestarte que, por meio de rodas e oficinas, atua pela desmistificação de assuntos sobre os períodos pré, durante e pós-parto a partir de uma perspectiva de favela e cultural.
Em celebração do marco de um ano de encontros presenciais do projeto, haverá ainda pinturas artísticas de barrigas e peitos para todas as participantes, integrando o público presente e compartilhando conhecimento.
O Gestarte Acari tem o patrocínio dos editais FOCA - Fomento à Cultura Carioca e Re-Farm Cria/Instituto Precisa Ser e apoio do Coletivo Fala Akari e Só Arte Print Personalizados.
Sobre o Gestarte
Criado em 2021 por Flavia Casciano, mãe, moradora da favela do Acari, doula e educadora perinatal, o Gestarte tem como eixos centrais direitos reprodutivos, humanização do parto, bem-estar da gestante e da criança.
Suas ações objetivam a disseminação de informação sobre o universo gestacional pelo ponto de vista cultural, ampliando o olhar que, geralmente, é dado exclusivamente sob a ótica da saúde e dos direitos humanos.
Além de ajudar diretamente pessoas gestantes e puérperas, as atividades do projeto também as capacitam de forma que possam difundir dados e informações em seu círculo social, contribuindo para a construção de uma rede sólida e detentora de saber.