TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Há dez anos na elite do surfe, Miguel Pupo conquista primeiro título da WSL, no Taiti

Onda brazuca alcançou vôlei, taekwondo, ginástica artística e ginástica rítmica, do Atlântico ao Pacífico

Por Portal Eu, Rio! em 22/08/2022 às 15:17:33

Para conquistar seu primeiro título na Liga Mundial do Surfe, Miguel Pupo teve que superar local, o taitiano Kauli Vaast. Foto: Divulgação WSL

O fim de semana foi recheado de conquistas importantes para o Time Brasil em pelo menos quatro modalidades diferentes. Atletas brasileiros do surfe, vôlei, taekwondo, ginástica artística e ginástica rítmica marcaram presença em pódios importantes de competições internacionais no sábado (20) e domingo (21). Os maiores destaques foram para Miguel Pupo (surfe), Netinho Marques e Ícaro Miguel (ambos no taekwondo), além das equipes femininas e masculinas de ginástica artística e da equipe sub-21 feminina de vôlei.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre as conquistas no vôlei e na ginastica rítmica.

O giro pelos ótimos resultados brasileiros começa pelas ondas de Teahupo’o, na etapa do Taiti da Liga Mundial de Surfe (WSL, em inglês). Miguel Pupo, que está na elite do surfe mundial há pelo menos 10 anos, conquistou o título da etapa taitiana ao bater na final o dono da casa Kauli Vaast. Este, inclusive, foi o primeiro título de Pupo na elite do circuito mundial.

Indo do surfe para as arenas de competição, o taekwondo mostrou que segue forte no ciclo Paris 2024. Na disputa da importante Presidente Cup, em Jacksonville, nos Estados Unidos, o time brasileiro conquistou 14 medalhas, sendo dois ouros, sete pratas e cinco bronzes (um deles por equipe). Os principais destaques foram Netinho Marques, que venceu a categoria até 74 kg) e Ícaro Miguel, ouro na categoria até 87 kg.

Na disputas dos Sul-americanos de Ginástica Artística e do vôlei feminino sub-21 as equipes brasileiras não deram chances aos seus respectivos adversários. A delegação brasileira conquistou em Lima sete medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze, somando as disputas no masculino e no feminino. A Argentina ficou em segundo lugar, com cinco de ouro, quatro de prata e três de bronze, e a Colômbia somou duas medalhas de ouro, duas de prata e um bronze.

O grande destaque da seleção masculina foi Yuri Guimarães, que conquistou três medalhas de ouro (solo, salto e na competição por equipes) e uma de prata, no individual geral. Patrick Sampaio também conseguiu um belo resultado nas argolas, mantendo a tradição do Brasil no aparelho, ao ficar em primeiro lugar.

No feminino, Luisa Maia Gomes sobressaiu, com medalhas de ouro no individual geral e na competição por equipes. No individual geral, aliás, o Brasil teve os três melhores desempenhos – logo atrás de Luisa ficaram Beatriz Ferreira Lima e Thaís Fidélis. No entanto, o regulamento permite que apenas duas ginastas por país conquistem medalhas nas disputas individuais.

No Sul-americano de vôlei, em Cajamarca, no Peru, a seleção brasileira feminina sub-21 conquistou o título de forma invicta e sem perder um set sequer. Na final, vitória diante das argentinas por 3 sets a 0.

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Time Brasil/COB e Radioagência Nacional

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.