Policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e de Inquéritos Especiais - DRACO/IE prenderam na manhã desta segunda-feira (10) Valmir Paulo de Oliveira, suspeito de ser uma das lideranças da milícia que atua na comunidade do Catiri, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.
A ação teve o apoio de agentes da Polícia Judiciária da Força Nacional, da Coordenaria de Recursos Especiais (Core) e do Serviço Aéreo Policial da Core (Saer/Core).
Os agentes foram ao local com o objetivo de cumprir mandados de prisão expedidos contra integrantes da organização. A ação resultou na apreensão de um fuzil AK-47, duas pistolas Glock, calibres 9mm e .40, uma pistola calibre 28, uma metralhadora Uzi pistol, calibre 9 mm, um revólver calibre 38, diversas munições, um veiculo Ford KA roubado e diversas anotações contendo relação de estabelecimentos comerciais e valores referentes a “taxa de segurança".
Além de Valmir Paulo de Oliveira, foram presos Leandro Pereira Araújo Silva e Carlos Henrique Mendes da Cruz. Em desfavor de Valmir e Leandro foram cumpridos mandados de prisão pelo crime de organização criminosa. Carlos Henrique Mendes da Cruz foi preso em flagrante por posse de arma de fogo.
A operação foi desencadeada após moradores da comunidade relatarem agressões físicas, homicídios e expulsão de suas residências.
De acordo com o delegado Alexandre Herdy, titular da DRACO/IE, as ações de inteligência e operacionais continuarão na região visando à identificação de todos os integrantes da organização, apreensão de armamento e cumprimento dos mandados de prisão já expedidos em desfavor dos integrantes da milícia local.
Os presos foram conduzidos para sede da Draco para cumprimento das formalidades legais e posteriormente serão encaminhados para o sistema prisional onde permanecerão a disposição da Justiça.