Começa nesta segunda-feira (29/8) uma nova série de quatro webinários que a Fiocruz e a Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês) realizam sobre doenças infecciosas. Os encontros são o resultado de um esforço conjunto para promover a colaboração científica, aprimorar o entendimento mútuo e fortalecer a capacidade nacional em saúde. Pesquisadores da Fundação e da CAS discutirão microbiologia, prevenção e controle de pandemias.
No encontro, transmitido via Zoom às 7h e em inglês, cientistas brasileiros e chineses apresentarão suas visões e experiências recentes. Em suas apresentações, vão tratar de temas como os patógenos, as formas de controlá-los e preveni-los, visando consolidar a colaboração entre as instituições. Não haverá tradução simultânea.
A abertura do webinar será feita pelo coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, e pelo diretor geral do escritório de cooperação internacional chinês, Zhengyu Wang. Em seguida, a pesquisadora do Instituto de microbiologia da CAS, Linqi Wang, e o pesquisador sênior em ciência, tecnologia e inovação em saúde pública do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná), Márcio Rodrigues, inauguram a manhã de apresentações.
Rodrigues, que fará apresentação sobre “o arsenal brasileiro para combater doenças fúngicas, bacterianas e virais”, avalia que a interação com a CAS beneficiará as comunidades científicas brasileira e chinesa em vários níveis. “Recentemente consolidou-se no mundo a visão de que as doenças infecciosas podem ser muito dinâmicas e impactar nossas vidas. A colaboração internacional é essencial para combater essas doenças”, assinala o pesquisador.
Ele acrescenta que, no primeiro webinar, ainda serão debatidas ferramentas fundamentais para a pesquisa sobre essas doenças. Ao final do encontro, será realizada uma sessão de encerramento e de perguntas e respostas.
Continuidade da colaboração científica
Os seminários são fruto de uma cooperação entre a Fiocruz e a CAS que busca, entre outros aspectos, promover pesquisas conjuntas entre as instituições e aprimorar o entendimento mútuo em ciências da saúde entre China e Brasil. Em dezembro de 2021, foi realizada a primeira edição destes encontros, que seguem neste ano com quatro debates previstos.
Para assistir ao vivo no Zoom, clique aqui.
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias