Fundada em 1919 pela então primeira-dama do País, Mary Sayão Pessoa, com o apoio de seu marido, o presidente da República Epitácio Pessoa, a Fundação Casa Santa Ignez, na Gávea, desde 1986 se dedica à educação de crianças de baixa renda, moradoras de seu entorno.
Instituição sem fins lucrativos, a instituição é uma das mais antigas fundações de cunho social do Rio de Janeiro, sendo reconhecida como de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. Hoje, a Santa Ignez registra cerca de 8 mil crianças, de 2 a 11 anos de idade, que já passaram por seus programas sociais.
Além de creche e Jardim de Infância para a faixa de 2 a 5 anos, a Casa oferece atividades e reforço escolar para alunos de Ensino Fundamental dos 6 aos 11 anos. A grande maioria das crianças mora na Rocinha.
Atualmente, a Casa conta com 234 matriculados, sendo 171 na pré-escola – que permanecem na instituição das 8h às 16h30. Os outros inscritos na Oficina da Criança, ficam em dois turnos, complementando o horário escolar – de 8 às 11h30 ou de 12h às 16h30.
Os da Pré-Escola fazem quatro refeições na Casa, onde também tomam banho e fazem atividades de artes, música, educação física, recreação e contação de histórias, entre outras. Já os maiores, que também se alimentam na Casa, têm aulas de Biodança, Música, Inglês, Informática, Leitura, Matemática, Judô, Capoeira e mais as atividades de conhecimentos gerais (quizz) e contação de histórias.
Há projetos como a horta, que ensina aos pequenos a plantar e cuidar de hortaliças, e reciclagem, apoiado pelo Light-Recicla, que pretendem desenvolver nas crianças hábitos sustentáveis.
Logo após sua criação, a obra social oferecia tratamento a trabalhadoras domésticas vítimas de tuberculose. A Fundação já contava com a colaboração das religiosas da Congregação Filhas de Sant'Anna, que até hoje têm papel fundamental auxiliando na administração da Casa.
A Instituição conta com doações de pessoas físicas e empresas, além da Prefeitura carioca, para manter seus programas. Parte da renda vem também das cerimônias de casamento, batizado e bodas que se celebram na Capela Santa Ignez e o aluguel de salões de festas para as comemorações. A manutenção da casa também tem apoio dos pais dos alunos.