TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Espetáculo "Por Elas" em cartaz na Caixa Cultural até o dia 20

Trama relata sobre casos de violência contra à mulher

Por Cristina Ramos em 11/12/2018 às 09:14:00

Uma trama que aborda a realidade de mulheres brasileiras, vítimas de violência no relacionamento com seus parceiros e as inúmeras dificuldades de ordem psíquica, jurídica, familiar, social e cultural decorrentes da situação a que se encontram. Essa é a sinopse do espetáculo "Por Elas", que estará em cartaz na Caixa Cultural até o dia 20 de dezembro. Escrita por Sílvia Monte em parceria com o advogado e dramaturgo Ricardo Leite Lopes, a intenção da trama é aproximar o público do tema visando a prevenção de novos casos. 

"A violência contra a mulher é um problema social que deve ser encarado pela sociedade em frentes variadas: na família, na escola, no trabalho, inclusive na arte".

A peça retrata histórias reais e impactantes, onde as dores sem cor e classe social, compõem o texto do espetáculo. POR ELAS, que após o sucesso da primeira temporada em agosto, volta ao Rio de Janeiro, desta vez, no Teatro de Arena da Caixa Cultural, até 20 de dezembro, de terça a domingo.

"Homens maltratam e matam mulheres "por amor", "por honra", "por ciúme", por sentimento de posse. Além de sofrerem a violência, elas são humilhadas pela sociedade e, muitas delas, julgadas mesmo após a sua morte e consideradas culpadas pelo seu próprio homicídio. As estatísticas de estupro e assassinatos de mulheres e meninas revelam números espantosos e entre os criminosos encontram-se homens que, aparentemente, agem dentro da "normalidade" de uma sociedade bárbara, culturalmente machista, permissiva a esse tipo de crime, que fecha os olhos para os massacres diários sofridos por elas".

Por apresentar um padrão cíclico, a violência doméstica é marcada por três fases: a fase da tensão, da explosão e da lua de mel.

Na fase da tensão, o agressor comunica os ataques e insinuações pelo semblante e pelo tom de voz. Já na fase da explosão ocorre a ira e agressões físicas. E por fim, vem a fase da lua de mel, sinalizada por uma pseudocalmaria - que nada mais é do que a fase da manipulação afetiva - onde rolam promessas e juras de amor. Esta fase intensifica o ciclo, tornando-se ainda mais rotineiro. Tudo parece ter normalizado até o próximo grito, tapa, soco e ameaça.

Seguem os dados compilados no dossiê contra as mulheres, que mostram em números, o índice da violência doméstica:

Cinco espancamentos a cada 2 minutos.

Um estupro a cada 11 minutos.

Um feminicídio a cada 90 minutos.

179 relatos de agressão por dia.

13 homicídios femininos por dia em 2013.

Telefones úteis:

180 Central de atendimento à mulher

190 Polícia Militar

(21) 2253-1177 Disque Denúncia

(21) 2332-6371 NUDEM- Núcleo Especial de Atendimento à Mulher Vítima de Violência

Serviço:

POR ELAS estará em cartaz até 20 de dezembro, de terça a domingo, às 19 h na CAIXA CULTURAL.

Teatro de Arena, Av. Almirante Barroso, 25 - Centro

(Metrô e VLT: Estação Carioca)

Ingresso: R$15,00 e R$30,00

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 80 min.

Lotação: 226 lugares (mais 4 cadeirantes).

Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h.

Nos dias 12 e 13 de dezembro haverá dois debates de 1h30 de duração com início às 17h e término às 18h30, meia hora antes da peça. O debate vai ocorrer no Cinema da Caixa Cultural, na Av. Almirante Barroso, 25, Centro, capacidade de 80 lugares e distribuição de senhas gratuitas a partir das 16h, sujeito a lotação.

Na quarta-feira, dia 12/12, o tema será violência contra às mulheres, o ciclo da violência e feminicídio. Quem estará presente no debate será a Major Cláudia Moraes, Mestre em Ciências Sociais pela Uerj, Pós-graduada em Gênero e Direito pela EMERJ; e a Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Estado do Rio de Janeiro e Analista no Instituto de Segurança Pública, Flávia Vascano, que fez um dossiê mulher de 2018.

 No dia 13/12, quinta-feira, o debate também começa às 17h e vai até às 18h30 e o tema será:  mulheres - equidade de gênero, direitos humanos e cidadania com a Sociológa e Cientista Política, Jackeline Pitanguy e a Pedagoga e Ativista Feminista, Schuma Schumaker. 

 

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.