A Prefeitura do Rio divulgou na manhã de terça, 30/8, um balanço dos trabalhos para normalização dos serviços on line do município. O comunicado destaca a retomada do atendimento pela internet do cálculo e pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), indispensável na elaboração de inventários e na compra e venda de residências e prédios comerciais. Eis a íntegra da nota:
'A Secretaria de Fazenda e Planejamento da Prefeitura do Rio voltou a disponibilizar on-line, nesta terça-feira (30/8), os principais serviços de ITBI, após o ataque hacker ao Datacenter gestão municipal, no último dia 15. O atendimento será no site da prefeitura, "prefeitura.rio", para os seguintes serviços:
- Simulação de valor;
- Guia de Pagamento;
- Andamento de pedido;
- Certidão do pagamento;
- Autenticidade de certidões.
Os demais serviços, como abertura de processos, serão realizados de forma presencial. O atendimento presencial do ITBI é feito somente na sede da Prefeitura do Rio (Rua Afonso Cavalcanti, 455 – térreo – Cidade Nova – prédio anexo), das 9h às 16h.
A Secretaria de Fazenda e Planejamento ressalta ainda que os serviços de IPTU e ISS continuam disponíveis apenas de forma presencial, até que o site da Prefeitura do Rio seja totalmente restabelecido. As Certidões de Visto Fiscal (ISS) e de Situação Fiscal e Enfitêutica (IPTU) permanecem fora do ar.
Vale ressaltar que o site “prefeitura.rio” também segue como plataforma de informações aos cariocas e só deixará de fazer este serviço quando todo o portal da Prefeitura estiver normalizado. Os perfis do município em redes sociais também estão à disposição da população, porque não foram atingidos pelo criminoso ataque hacker.
A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Empresa Municipal de Tecnologia - IplanRio seguem trabalhando 24 horas para recuperar o sistema na sua integralidade o mais rápido possível.'
Fonte: Prefeitura do Rio