72 mil pessoas estão morando em área de risco em Petrópolis. O número alarmante foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em cooperação com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEM). De um total de 295.917 habitantes, 72.070 moram em localidades propensas a tragédias naturais. Isso representa quase 25% da população da cidade. O levantamento será aplicado ao Plano Municipal de Redução de Riscos.
O prefeito Bernardo Rossi afirma que o levantamento aponta 234 áreas de risco alto e muito alto e que o estudo do IBGE reforça a importância de aporte de recursos federais para investimentos em obras de contenção e recuperação de regiões já atingidas.
A pesquisa também revelou que Teresópolis tem 45,7 mil pessoas vivendo nas mesmas condições, seguida de Nova Friburgo com 33,6 mil (18,5%). O estudo ainda indicou que essas regiões já foram impactadas por tragédias naturais e que os moradores insistem em permanecer nos mesmos lugares.
O levantamento do IBGE abrangeu 308 municípios brasileiros e a região Sudeste foi a que se destacou com o maior número de pessoas em áreas de risco (4,26 milhões), representando 9,8% das cidades avaliadas.