O Flamengo enfrenta o Ceará neste domingo (4), às 11h, no Maracanã, pela rodada 25 do Brasileirão. Com a classificação quase garantida para a final da Libertadores, Dorival pretende mesclar a equipe Rubro-Negra para o jogo. Alguns atletas como Léo Pereira, David Luiz e Gabigol não serão poupados. A partida terá a transmissão da Rádio Eu, Rio!
Varela e Pulgar também começam em campo como titulares, pela primeira vez, com a camisa Rubro-Negra. Dessa forma, Matheuzinho - que permanece no Flamengo, após a equipe carioca recusar duas propostas de times ingleses de, aproximadamente, R$ 26 milhões - torna-se terceira opção na lateral direita.
Há um motivo especial para que Gabigol entre em campo na manhã deste domingo, com o Maracanã lotado: o camisa nove está a um gol de atingir a marca de 200 gols com a camisa do Flamengo e a um gol para chegar a 100 bolas na rede no Campeonato Brasileiro.
Se por um lado, o Flamengo está confiante, sem perder há 15 partidas, com classificações bem encaminhadas na Copa do Brasil e Libertadores, e a cada rodada mais próximo do líder Palmeiras no Brasileiro, o Ceará passa por uma temporada delicada.
Eliminado nas oitavas da Copa do Brasil, pelo Fortaleza, e nas quartas da Copa Sul-Americana, nos pênaltis, pelo São Paulo, o Ceará ocupa a 15ª colocação na tabela do Brasileirão, soma seis partidas sem vencer na competição e está mais próximo do Z-4 que da zona de classificação para a Sul-Americana.
Para o difícil duelo deste domingo, o técnico Lucho González tem desfalques importantes: os meias Diego e Rodrigo Lindoso, e o centroavante Cléber. A esperança de gols do Ceará é o colombiano Mendoza, artilheiro do clube na temporada e que possui nove bolas na rede no Brasileirão, em 19 rodadas como titular.
Aconteceram 27 partidas entre Flamengo e Ceará. Em 11 delas, o Rubro-Negro saiu vencedor, o Vozão venceu seis delas, e em dez jogos, prevaleceu o empate. O último duelo entre os dois clubes no Maracanã aconteceu em 30 de novembro do ano passado e terminou em 2 a 1 para a equipe carioca.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X CEARÁ
Local: Maracanã, RJ
Horário: 11h (Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira
Quarto árbitro: Grazziani Maciel Rocha
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira
FLAMENGO: Santos; Varela, David Luiz, Léo Pereira, Ayrton, Pulgar, Diego, Victor Hugo, Cebolinha, Marinho e Gabigol. Técnico: Dorival Júnior.
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Lucas Ribeiro, Messias, Bruno Pacheco; Richard Coelho, Richardson, Vina; Vásquez, Mendoza, Matheus Peixoto. Técnico: Lucho González.