O Flamengo não conseguiu fazer o dever de casa. O duelo entre o Rubro-Negro e o Vozão terminou empatado em 1 a 1. Jô abriu o placar na primeira etapa e Gabigol deixou tudo igual no segundo tempo. Os autores dos gols da partida levaram cartão vermelho, ambos por reclamação. O jogo foi disputado, mas vale destacar o ferrolho do Ceará que dificultou a força ofensiva do Flamengo na partida. Empate com gosto de derrota para o Mengão, já que não conseguiu diminuir a vantagem para o líder nesta rodada.
Com o empate do Palmeiras, ontem (03), contra o RB Bragantino, e a derrota do Fluminense para o Athletico-PR, também no sábado, o Flamengo estava com a faca e o queijo na mão e precisava, a todo custo, fazer um resultado positivo no Maracanã para encostar, definitivamente, no líder.
Em contrapartida, o Rubro-Negro encontrou um Ceará, inteiramente, recuado e teve dificuldades de penetrar na defesa adversária nos minutos iniciais da partida. Mas, mal imaginava que o ferrolho permaneceria durante toda a partida.
Toda essa agonia de não conseguir construir uma jogada perigosa no primeiro tempo, acabou permitindo um contra-ataque letal aos 43 minutos. Vina recebeu a bola e deu excelente passe para Mendoza, que dominou e deu grande assistência para Jô bater de primeira e abrir o placar.
Na virada de campo, Dorival Júnior reforçou a equipe com jogadores importantes, como Pedro, Vidal, Éverton Ribeiro e Matheuzinho. Mudanças com a expectativa de consertar o que deixou a desejar na primeira etapa, que foi a construção da jogada. E foi certeiro.
Aos sete minutos, Cebolinha cobrou escanteio na área do Ceará, o goleiro Richard se precipitou e desviou a bola em direção ao próprio gol, que acabou sendo um passe para Gabriel, que de cabeça colocou a bola na rede para deixar tudo igual no Maracanã.
Aos 16 minutos, Jô se irritou com um toque de mão de Vidal, no qual o árbitro não marcou a falta, foi além, soltando o verbo na frente do juiz, e levou o cartão vermelho por isso. Erro da arbitragem e falta de maturidade de Jô.
Com a vantagem numérica, o Flamengo foi para cima e quase virou o jogo com Pedro. Aos 24, o centroavante recebeu de Ayrton Lucas e chutou colocado, no ângulo, mas João Ricardo foi buscar, realizando uma defesaça.
O Ceará retardou muito o jogo com ceras. A próxima finalização perigosa só foi acontecer aos 43 minutos, com o chute forte de Cebolinha, que foi parar no travessão de João Ricardo.
Aos 48, Gabigol foi expulso por levar o segundo cartão amarelo por reclamação. Com esse ritmo de retranca, o Ceará ganha um ponto que foi como uma vitória, mas o ponto foi, para o Flamengo, como uma derrota, visto que os concorrentes diretos não venceram e a distância para o líder Palmeiras permanece de sete pontos.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 1 CEARÁ
Local: Maracanã, RJ
Data: 03 de setembro de 2022
Horário: 11h (Brasília)
GOLS: Jô (43 min, 1°T); Gabigol (07 min, 2°T)
CARTÕES AMARELOS: Gabriel Lacerda; Gabigol; Nino Paraíba; Ayrton Lucas; Richard Coelho; Pedro; Vina; João Ricardo; Zé Roberto
CARTÃO VERMELHO: Jô; Gabigol
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira
Quarto árbitro: Grazziani Maciel Rocha
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira
FLAMENGO: Santos; Varela (Matheuzinho), David Luiz, Léo Pereira, Ayrton, Pulgar (Matheus França), Diego (Éverton Ribeiro), Victor Hugo (Vidal), Cebolinha, Marinho (Pedro) e Gabigol. Técnico: Dorival Júnior.
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Gabriel Lacerda, Messias (Lucas Ribeiro) e Bruno Pacheco; Richard Coelho, Richardson (Fernando Sobral), Vina (Zé Roberto), Lima e Mendoza; Jô. Técnico: Lucho González.