O Botafogo ficou no empate com o América-MG, neste domingo, no estádio Nilton Santos, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro saiu vaiado de campo com as falhas de finalização e a oportunidade perdida de avançar na tabela.
O Alvinegro começou pressionando a saída de bola do time mineiro e ganhou espaço com paciência, rodando a bola. Aos 13', em cobrança de falta de Lucas Fernandes, Tiquinho Soares cabeceou rente à trave.
Aos 23', Gatito lançou para Jeffinho, que dominou e achou Victor Sá. O atacante dominou e foi derrubado por Martinez a poucos passos da meia-lua. Lucas Fernandes chutou no ângulo para grande defesa de Cavichioli.
O tempo passava e os donos da casa cresciam no jogo. Aos 33', Marçal avançou pela esquerda e cruzou na segunda trave. Eduardo subiu mais que Marlon para cabeçear, mas a bola desviou no zagueiro antes de sair com perigo.
O América reagiu aos 41'. Felipe Azevedo foi acionado na ponta-esquerda e ameaçou cruzar, mas optou por esticar para Juninho, que também chutou com risco para a meta de Gatito.
No último lance do primeiro tempo, aos 48', Jeffinho foi à linha-de-fundo, passou por Martinez e Cáceres e chutou rente à trave. Na rede, pelo lado de fora.
Ofensividade na segunda etapa
O Botafogo voltou mais ofensivo, após o intervalo. Aos 4', Marçal dominou na entrada da área e chutou para boa defesa de Cavichioli.
Aos 10', Jeffinho recebe perto da área e chuta forte. A bola desvia no zagueiro e passa rente à trave. Pressão. Aos 20', após falta cobrada por Marçal, Eduardo cabeceou com perigo rente à trave.
Com mais de metade do segundo tempo, apesar de não manter a intensidade do primeiro tempo, o Glorioso teve a chance mais clara de gol. Aos 31', em cobrança de lateral na área, a bola sobrou para Jeffinho, que emendou um lindo chute de perna direita para grande defesa de Cavichioli.
Dois minutos depois, na última chance do Botafogo, Jeffinho entrou na área e cruzou. A bola foi na direção do gol, e Cavichioli espalmou pela linha de fundo. Zero a zero que, em caso de vitória do São Paulo no clássico contra o Corinthians, pode fazer a equipe carioca cair uma posição, de 12? para 13?.
Ficha técnica:
Botafogo 0x0 América-MG
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11/09/2022
Horário: 11h
Árbitro: José Mendonça (PR)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Victor Sá (BOT), Martinez, Henrique Almeida, Lucas Kal, Marlon (AME)
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Saravia, Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Lucas Fernandes (Gabriel Pires - 19'/2ºT) e Eduardo; Jeffinho, Victor Sá (Lucas Piazon - 19'/2ºT) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.
AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres, Éder, Ricardo Silva (Iago Maidana - 31'/2ºT) e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Emmanuel Martínez (Alê - 16'/2ºT); Felipe Azevedo (Aloísio - 31'/2ºT), Everaldo (Matheusinho - 24'/2?T) e Henrique Almeida (Mastriani - 16/2?T). Técnico: Vagner Mancini.