TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Rio ganha delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância

Os agentes passaram por treinamento específico para atender vítimas de racismo, homofobia e intolerância religiosa

Por Jonas Feliciano em 14/12/2018 às 00:11:43

A delegacia vai ter como titular o Delegado Gilbert Stivanello e será instalada na Rua do Lavradio, nº 155, no Centro. Foto: Paulo Toscano

Nesta quinta-feira (13), a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, inaugurou a Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A especializada vai ter como titular o Delegado Gilbert Stivanello e será instalada na Rua do Lavradio, nº 155, no Centro.

No local, já funcionam a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). As três unidades policiais vão transformar o espaço em um núcleo de atendimento a pessoas em situação vulnerável.

Os agentes que vão trabalhar na unidade passaram por treinamento específico na Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) para atender as vítimas de racismo, homofobia e intolerância religiosa. A capacitação incluiu a análise das principais legislações penais referentes ao tema e de métodos de investigação criminal de casos relacionados ao combate a todas as formas de preconceito, inclusive em redes sociais.

De acordo com o titular, o delegado Gilbert Stivanello, a expectativa do projeto é reforçar o compromisso da Secretaria de Estado de Segurança, no cumprimento de diretriz da Intervenção Federal, no que diz respeito ao combate contra esses crimes.

"Vejo nessa delegacia uma evolução, um novo patamar que estamos alcançando. A delegacia é um espaço de garantia de direitos. E essa missão é de todos", disse Stivanello.

O órgão terá como prioridade o registro e a investigação de casos que tenham como motivação os crimes de ódio e discriminação. Entre eles, estão o racismo, a injúria, a xenofobia, a homofobia, além de outros tipos de preconceito.

Entretanto, a criação da especializada não restringe o trabalho das outras delegacias. Todas devem continuar registrando os crimes. A Decradi vai acompanhar seus desdobramentos. Ela funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.