TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Jornalista realiza festa de Natal para filhos de policiais mortos em combate

Rio possui 5 mil órfãos de policiais com idades entre 0 a 17 anos

Por Portal Eu, Rio! em 14/12/2018 às 13:16:17

A enfermeira Suziane Ribeiro, de 41 anos, estava de plantão quando recebeu uma ligação do marido. Do outro lado da linha, o soldado Israel da Silva, então com 31 anos. 

Lotado no 12°BPM (Niterói), avisava à esposa que estava seguindo para uma operação no Morro Santo Cristo, no Fonseca, na Zona Norte da cidade.

"Só liguei para dizer que amo vocês", disse o policial, estendendo o carinho para o filho do casal, de apenas um ano de vida.

Foi a última vez que Suziane ouviu a voz de Israel, morto em confronto com traficantes, um dia após o Natal de 2005.

A data ficou marcada na vida da família, principalmente na do estudante Gabriel, hoje com 13 anos, que não teve a oportunidade de crescer ao lado do pai.

O adolescente engrossa uma triste - e assustadora - estatística negligenciada pelas autoridades. Atualmente, o Estado do Rio possui 5 mil órfãos de agentes de segurança pública, com idades entre 0 e 17 anos. Se contarmos os maiores de idade, esse número dobra.

Ao constatar que todo final de ano ocorrem campanhas chamando a atenção somente para orfanatos, creches e asilos, surgiu a ideia de também despertar a atenção para as crianças que convivem com a incerteza de verem seus pais voltando para casa depois de um dia de trabalho. Muitas delas já vivem essa triste realidade e não são lembradas nessa época do ano - nem no restante dele. Foi assim que nasceu o Natal Azul.

Há três anos a jornalista Roberta Trindade - que desde 2009 acompanha e divulga os casos de policiais mortos e baleados no Rio de Janeiro - organiza uma festa de Natal para as crianças de até 13 anos que perderam seus pais por causa da escolha em ser policial. 

Esse ano, além dos órfãos, filhos de policiais baleados em serviço que ficaram com sequelas e filhos de policiais que estão passando por dificuldades financeiras também vão participar. No total, serão 63 crianças assistidas.

Mais do que o valor do presente - escolhido por cada uma e comprado por voluntários que apadrinham/amadrinham cada criança -, o evento tem a intenção de levar um pouco de alegria e também manter viva a lembrança desses homens que deram suas vidas para garantir a segurança e a paz, abrindo mão da convivência com a família e da presença na vida de seus filhos.

A festa com a presença dos órfãos, viúvas e um Papai Noel voluntário que fará a entrega dos presentes para as crianças ocorre nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, na sede do 12ºBPM (Niterói).

Quem quiser ver as edições anteriores e conhecer melhor o projeto pode visitar a página do Natal Azul no Facebook, no endereço http://www.facebook.com/natalazul.basta

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.