Aplausos, risos, surpresas e até sustos. O público que compareceu em grande número na Cinemateca do Museu de Arte Moderna em (12/12), experimentou emoções diversas ao assistir um desfile de estilos vídeo-cinematográficos apresentados no Brazil Cinefest Internacional Film Festival.
Entre os destaques, a produção turca Kismet, arrancou risos da plateia. O curta-metragem acaba de modo surpreendente. Outro filme bastante aplaudido foi o curta-metragem musical brasileiro "Casamento do Interior", dirigido por Luis Fernando Bruno. O filme narra um casamento típico de festas juninas, com tudo que tem direito, inclusive a preocupação de um pai em casar sua filha depois do primeiro beijo.
Clipes musicais e produções para a web prepararam o público para o aguardado da noite - "Glória e Graça", dirigido por Flávio Tambellini. O destaque é a atriz Carolina Ferraz vivendo uma transexual. Trata-se de um dos filmes mais premiados do ano, com prêmios internacionais e vencedor de melhor roteiro no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2018.
No segundo dia de exibição do Brazil CineFest (13/12), na Universidade Santa Úrsula, em Botafogo, os filmes apresentados fizeram com que o público presente refletisse sobre questões étnicas, sociais e religiosas.
O curta-metragem brasileiro, "Demônio de Maxwell", dirigido por Marcos Vaz, por exemplo, abordou o drama de uma jovem de cadeira de rodas que é expulsa da escola por agredir sexualmente outro aluno. O pai tenta consertar o relacionamento com sua filha.
Já o curta-metragem cubano, "Una Historia de Cristo y Jesus", dirigido por Oldren Romero, conta a história de dois jovens. Um é Cristo, um rapaz solitário que não superou a perda de sua mãe e as lembranças de uma infância violenta. O outro é Jesus, um estudante que mora com seus pais, com uma mãe superprotetora intolerante e muito diferente do passado de Cristo.
O drama brasileiro, "Um Toque de Aurora", dirigido por Aditya Patwardhan apresenta um casal cego que decide fazer amor pela primeira vez. O filme tem momentos de drama e emoção.
O filme americano, "America", sob a direção de Mary Lou Belli, mostra Tim, um jovem que faz uma homenagem ao irmão que cumpriu serviço militar no Iraque, decidindo levar as cinzas para o Memorial do 11 de setembro, em Nova York. A jornada encerra em uma lição, quando ele compartilha sua noite com seu apresentador do Oriente Médio do Air-BnB, Abdul.
O alemão "Take My Breath Away", curta metragem dirigido por Markus Kaatsch, traz a história de Ingrid St. Clair, uma jovem escritora que acaba de escrever seu romance de estreia, detalhando sua luta contra a depressão. O filme segue sua busca desesperada pela paz de espírito.
O encerramento do festival foi com a exibição do curta brasileiro "Darluz", sob a direção de Leandro Goddinho, que ganhou 38 prêmios.
História do Brazil Cinefest Internacional Film Festival
As primeiras edições do que seria o embrião do Brazil Cinefest foi o evento "Noite Contemporânea Cinefest Multimidia", em 2009. Na mente de João Rocha já existia a ideia de um evento que reunisse as produções para diversas mídias. No ano seguinte, a convite da Petrobras, João Rocha realiza o festival em Macaé:
"A gente pensou em fazer um evento que abordasse multimídia, trazendo internet, personagens da internet, entre fazendo um Pocket com mil atividades paralelas. A gente decidiu focar no Cinema, mercado que eu trabalho desde garoto".
O sucesso durou cinco anos e atraiu a atenção de produtores internacionais. Obras do Oriente Médio, Europa e de cineastas renomados tornam o Brazil Cinefest um dos mais importantes festivais.
O diretor da Universidade Santa Úrsula, Telson Pires, destaca a importância da realização do festival nas instalações da Universidade:
"Por ser uma Universidade, ela precisa ser plural. A Santa Úrsula abre suas portas para o Cine Fest Brazil de modo a proporcionar a ambiência do saber cultural".
A Assessora Institucional da Universidade Santa Úrsula, Luci Braga fala do exercício tem que haver casamento entre Cultura e Educação:
"Essa cultura dá espaço para as crianças que estão chegando. Recebemos mais de 200 crianças da Prefeitura e de comunidades que nunca chegaram perto de uma tela de cinema. Aliar a esperança com a educação e cultura é uma simbiose perfeita".
A premiação e os vencedores do Brazil Cinefest serão divulgados ao público no dia 16 de dezembro, com cobertura do Portal Eu, Rio!