O Uber, serviço de transporte por aplicativo, está inovando e quer brigar com as empresas de ônibus. O Uber Bus é um serviço de micro-ônibus, foi lançado no Egito e leva de 15 a 20 pessoas. O passageiro insere sua origem e destino, e o aplicativo encontra outros usuários viajando na mesma direção para levá-los também. É uma versão expandida do Uber Juntos, que já foi Uber Pool aqui no Brasil e recentemente mudou de nome.
O serviço ainda não tem data para chegar ao Brasil, por enquanto só está em uso nas cidades egípcias.
Como funciona: o passageiro solicita uma viagem usando o aplicativo padrão do Uber. O serviço encontra outros usuários indo na mesma direção para compartilhar a corrida, levando-os ao destino com menos paradas. O passageiro escaneia um QR code com o celular para informar ao aplicativo que entrou no veículo, e pode pagar com dinheiro. O preço não é fixo como em um ônibus tradicional, mas “é acessível o suficiente para o uso diário”, diz a empresa.
A empresa reforça que o Uber Bus, ao menos no Egito, vai melhorar o transporte a preços acessíveis.
Uber em todos os meios de transporte
No que depender da empresa, o aplicativo será cada vez menos para carros. Ela adquiriu a startup Jump, que trabalha com compartilhamento de bicicletas, e lançará o serviço em São Paulo no próximo ano e já oferece aluguel de patinetes elétricos nos EUA.