TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Parque Madureira tem roda de samba e Jongo da Serrinha neste domingo (16)

A roda de Samba do Jongo da Serrinha se apresenta na Arena Fernando Torres e comemora os 98 anos de Tia Maria do Jongo

Por Cláudio Rangel em 16/12/2018 às 09:35:21

Foto: Divulgação

O Parque Madureira recebe neste domingo (16) a última roda de samba do ano do projeto Criolice. E as atrações são o Jongo da Serrinha e a continuação das comemorações do aniversário de Tia Maria do Jongo. Será na Arena Fernando Torres, às 15 h, com direito a bolo.

Nascido no morro de mesmo nome, o Jongo da Serrinha tem como objetivo preservar o ritmo que chegou ao Brasil com os escravos vindos do Congo e da Angola.

O ritmo também é conhecido como caxambu. Os dançarinos se apresentam descalços e com roupas comuns do dia a dia. É uma dança de roda e de umbigada.

Na apresentação do jongo, um solista improvisa versos com sotaque de preto velho, frases curtas que retratam a natureza, o cotidiano, o trabalho braçal nas fazendas e uma mistura de português com bantu, o dialeto africano.

Jongo da Serrinha

O Grupo Cultural Jongo da Serrinha criou a Escola do Jongo na comunidade do Império Serrano, escola de samba fundada por Tia Maria do Jongo e seus irmãos, em 1947. Com aulas de dança, música, capoeira, teatro e artes plásticas para 120 crianças e jovens.

A roda de samba do Projeto Criolice conta com a participação dos músicos  Maryzélia ,Alessandro Cardozo, Arifan Júnior, Daniel Oliveira, Leandro Lelê, Marcelo Amaro, Makley Matos, Beloba, Alex Almeida, Nenem Santos e Carlinhos Tchatchatcha.

No repertório, sucessos de Paulinho da Viola, Nei Lopes, Monarco, Candeia, Aniceto, Luiz Carlos da Vila, Cartola, Guilherme de Brito, Nelson Cavaquinho, entre tantos outros. Sem falar no pout-pourri com canções de domínio público e outras tantas pinçadas dos terreiros de umbanda, candomblé e jongo.

O evento é organizado por Rose Maciel, Vander Araújo e Dayvison Gomes com a assessoria de imprensa e produção de Enildo do Rosário (Viola).

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.