TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Infecção urinária ocorre com mais frequência no verão

A infecção urinária é mais comum em mulheres, geralmente ocorre na bexiga ou na uretra, porém, o tipo mais grave envolve o rim.

Por Cristina Ramos em 16/12/2018 às 10:02:00

A infecção geralmente ocorre na bexiga ou na uretra, porém, o tipo mais grave envolve o rim

O médico urologista Lessandro Curcio Gonçalves, do Hospital de Ipanema, explica que é comum o hábito das pessoas, no verão, passarem várias horas na praia com sungas e biquínis úmidos. E isso, pode ser a porta de entrada para infecções do trato urinário.

A infecção urinária é mais comum em mulheres, geralmente ocorre na bexiga ou na uretra, porém, o tipo mais grave envolve o rim, alerta o urologista.

De acordo com o levantamento feito pelo Hospital Israelita Albert Einstein, no Brasil, em média, são mais de 2 milhões de casos da doença anualmente. E as pessoas mais afetadas são as mulheres, mas a infecção urinária também pode acometer homens e crianças.

A doença é causada pela bactéria Escherichia coli. Embora esta bactéria faça parte da flora normal do intestino, ela vive também próxima a região do períneo, e, se esta bactéria conseguir entrar dentro da bexiga, vai se tornar responsável pela infecção, ressalta o médico urologista Francisco Kanasiro, da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo.

Já segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a infecção de trato urinário (ITU), constitui uma das infecções bacterianas mais frequentes em crianças. E é, provavelmente, a infecção bacteriana mais prevalente no lactente. A importância do diagnóstico precoce da ITU é prevenir e minimizar a formação e progressão da cicatriz renal, principalmente no neonato e lactente mais suscetíveis à formação de cicatrizes, que como consequência, numa fase mais tardia, poderão levar à hipertensão ou insuficiência renal crônica.

De acordo com dados da SBP, a infecção urinária é uma doença que acomete, principalmente, o sexo feminino, embora, do período neonatal até os seis meses de idade, pode haver predominância no sexo masculino. O aumento da incidência da doença ocorre na faixa etária entre 3 e 5 anos de idade. Pode haver outro pico na adolescência, muito provavelmente, devido às alterações hormonais (que favorecem a colonização bacteriana) e, em alguns casos, início precoce de atividade sexual. A infecção urinária tende à repetição podendo ocorrer novo episódio em cerca de 40% das pacientes. A recorrência é mais rara no sexo masculino.

Para o médico Lessandro Curcio, a prevalência da infecção urinária ocorre da seguinte forma:

"As mulheres jovens são as que mais apresentam infecção urinária, especialmente, ao iniciarem sua vida sexual, uma vez que pequenos traumas e modificações da flora bacteriana na região íntima são fatores que favorecem a contaminação do aparelho urinário", explicou o médico.

Já para as mulheres sexualmente ativas, o uso de preservativos (com espermicida) alteram a flora vaginal. Segundo Lessandro é recomendável evitar ducha higiênica com fluxo de água muito intenso após a relação sexual, para que a bactéria não penetre dentro da uretra; evitar roupa úmida, usar preferencialmente calcinha de algodão e trocar no meio do dia; tratar corrimento fúngico, porque senão tratar pode levar a infecção urinária e urinar depois da relação sexual são medidas importantes" comenta o médico.

Mulheres na menopausa também estão predispostas às infeções urinárias. Na menopausa, o revestimento interno urinário se torna mais frágil, com pouca defesa às agressões bacterianas, que penetram o canal da uretra.

A seguir, as mulheres grávidas também são um grupo propenso a infecção urinária. Durante a gravidez há variações hormonais, fisiológicas e o crescimento uterino ao longo dos meses compromete o esvaziamento da bexiga, causando certo grau de "retenção urinária", e isso propicia o aparecimento de infecção do trato urinário.

E os idosos, sejam eles homens ou mulheres, costumam apresentar infecção urinária assintomática; ou o paciente para de comer e fica apático", conclui Lessandro.

Um cuidado que deve ser direcionado a todas as pessoas é quanto a importância da hidratação. No verão deve-se beber bastante água e tomar suco de fruta. Segundo afirma o urologista Lessandro Curcio.

"Existe uma fruta chamada cranberry, que inibe a aderência da bactéria à infecção urinária, e essa fruta pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Quanto aos sintomas, quando a infecção for na bexiga, podem causar dor pélvica, aumento da vontade de urinar, dor, ardência, urgência para urinar e sangramento na urina. Mas, se a infecção se manifestar nos rins, pode causar dor nas costas, náuseas, vômitos e febre", finaliza o médico.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.