TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Papai Noel em Shopping de São Paulo utiliza linguagem de sinais para público deficiente

Bom velhinho inclusivo usa a Linguagem Brasileira de Sinais, o estabelecimento ainda tem um Noel bilíngue

Por Nilber Ferreira em 16/12/2018 às 20:32:13

José Mario Graciano, o Noel que usa linguagem Brasileira de Sinais (Foto: Divulgação)

Personagem peculiar em todos os natais, o bom velhinho alimenta sonhos e desejos de felicidade e paz em crianças de 8 a 80, e de um presentinho também. Na cidade de São dos Campos, no Shopping Colinas um Noel se destaca com sensibilidade e carisma se comunicando com crianças com deficiência auditiva por meio de LIBRAS (língua brasileira de sinais), atendendo os pequenos em seu trono natalino.

O Papai Noel oficial do estabelecimento, o Sr José Mario Graciano, 69 anos, há 13 anos faz esse papel. A história começou por acaso, após abordagem de um promotor de eventos, curioso pela barba e cabelos brancos que mostrava com orgulho. Entre tantos natais e histórias, desde 2015 decidiu fazer diferente utilizando o aprendizado que teve com LIBRAS para atender a públicos diferentes devido a um encontro marcante.

“Duas irmãs gêmeas se aproximaram, mas estavam muito tímidas. O pai delas fez um sinal, mostrando que elas eram surdas e aquilo me comoveu. Por instinto, tentei fazer gestos de um abraço e elas retribuíram, pensei desde então que poderia fazer algo para receber melhor esse público”, explicou Graciano.

Em seguida, fez um curso básico de Libras na AADA (Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo), em São José dos Campos, manteve contato com jovens da Pastoral do Surdo, inscreveu-se no curso de nível intermediário e pesquisa constantemente sobre o tema.

“A iniciativa é muito importante, as crianças se sentem valorizadas ao perceber que alguém está interessado em conversar com elas. A linguagem de Libras aumenta a sensação de inclusão, desperta outras crianças e jovens a aprender sobre Libras e podem procurar mais informações”, afirma Jussara Alvarenga, psicopedagoga da AADA, que acompanhou um grupo de 12 pessoas que esteve no Colinas Shopping para interagir com o Papai Noel no ano passado.

Atender cadeirantes e pessoas com deficiência mental é outro momento gratificante e que podemos perceber a empatia produzida pelo Noel de São José dos Campos: “Me emociono muito com esse público. É recompensador esse contato, dizer uma palavra de conforto e compartilhar momentos juntos. Se é bom para eles, é melhor ainda para mim”, diz satisfeito o Sr. Graciano.

Um outro exemplo de atitude inclusiva aconteceu com um bom Velhinho nos EUA ao descobrir o menino que o encontrava era autista e cego, o garoto Matthew, de seis anos.

Noel Americano que interagiu com garoto autista e cego (Foto: Reprodução Facebook)

A mãe do garoto, a norte-americana Misty Wolf viveu um momento emocionante junto com seu filho Matthew ao conhecer o Papai Noel.  A preocupação da mãe zelosa sobre como ocorria traduziu-se em alegria. O Noel americano deixou o menino puxar sua barba, sentir o seu gorro e falou para ele sobre sua roupa. Mattew foi a área da decoração deixando o rapazinho acariciar o enfeite de tamanho natural de Rena. “Foi tudo tão maravilhoso, meu coração se encheu de alegria ao ver o que ele fez por meu filho. Ele com certeza foi o melhor Papai Noel! ”, declarou extasiada a senhora Misty.

Matthew nasceu prematuro de 24 semanas e seu irmão gêmeo não sobreviveu, passou 111 dias na UTI neontal. “Os médicos disseram que ele nunca iria andar ou falar, mas Deus tinha outros planos”. Completou a feliz mamãe.

“O Natal é uma data muito especial, pois vai muito além do lazer e do entretenimento. Percebemos que era preciso expandir essa experiência, já que estamos em um shopping. Aqui perto temos um hotel que recebe estrangeiros em peso durante a semana de Natal. Um Noel bilíngue era necessário ”, afirma a gerente de Marketing do Colinas Shopping, Margarete Sato.

Sato explica que 5% da população tem deficiência auditiva. Encontrar em 2017 um papai Noel com essa possibilidade de comunicação foi importante para o Shopping: “Esperamos que ano a ano o Natal seja cada vez mais especial e inclusivo” completa Margarete.

O Papai Noel que se comunica em libras atende diariamente, das 10h às 16h, no Colinas Shopping. No restante do dia, o Papai Noel Paulo Hubert do Canto, 74, é quem assume a função. No currículo ele também traz simpatia, carinho pelo público infantil e um diferencial: fala inglês.

Nestes dias corridos e agitados de fim de ano as pessoas andam para lá e para cá focando nos preparativos. Nos caminhos do consumo aparecerão bons velhinhos, de roupas vermelhas, barba branca, acompanhados de renas encantadas e duendes assistentes. O espírito natalino, de doação, de entrega e amor encarnado no menino Jesus está no ar, hora de mergulhar nele pensando e desejando o bem ao nosso próximo. Ho! Ho! Ho! 

Serviço:

Natal Colinas Shopping Papai Noel Libras: das 10h às 16h, até o dia 24 de dezembro

Papai Noel Bilíngue: das 16h às 22h, até o dia 24 de dezembro

Colinas Shopping (Av. São João, 2.200, Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP)

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.