Por terem sintomas e causas parecidos, muita gente não consegue diferenciar intolerância de alergia alimentar, mas é bom saber que são problemas bem diferentes.
A intolerância alimentar ocorre quando a pessoa não consegue digerir um nutriente específico, porque o corpo não produz a enzima necessária na digestão. Por isso, os sintomas estão ligados ao aparelho digestivo, como enjoo e diarreia.
A alergia é mais grave. O corpo entende um alimento como um agressor, que é combatido pelo sistema imunológico. Os sintomas podem ir além do sistema digestório, podendo levar a um choque anafilático, o fechamento da garganta, com risco de morte.
Por isso, é bom investigar. O alerta é da nutricionista Ana Flávia Gomes.
O conselheiro do Conselho Federal de Nutricionistas Naum Charles explica que o consumo em excesso de algum alimento pode gerar uma alergia a ele.
A alergia pode melhorar com o tempo, como no caso de crianças que deixam de ser alérgicas quando crescem. Mas, até lá, não tem jeito, a saída é retirar totalmente da dieta o alimento que faz mal.
Já a intolerância não tem cura, mas o tratamento depende do grau da condição. Para casos mais leves, por exemplo, é possível tomar um remédio com a enzima que falta e ter uma vida normal.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre as diferenças entre alergia e intolerância alimentar.