TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Especialistas falam sobre o planejamento ideal para 2019 ser um bom ano

Objetivos para a área profissional e amorosa devem começar com uma análise pessoal

Por Gabriel Gontijo em 17/12/2018 às 12:45:27

Foto: Alexandre Macieira/RioTur

"Que tudo se realize no ano que vai nascer...", é o que diz a tradicional música de ano novo e traduz o sentimento de muitos brasileiros em relação ao que pode acontecer em 2019. Por isso, é comum diversas pessoas traçarem planos para si próximo da virada, mas os que efetivamente continuam no propósito pessoal são poucos. E menos ainda os que conseguem atingir seus objetivos.

As mudanças prometidas variam de mudança de emprego, passando por alterações em hábitos pessoais e chegam até na promessa de que um novo amor será alcançado. Mas não adianta colocar metas se as mesmas não são levadas a sério de maneira firme. Pensando nisso, alguns especialistas em comportamento alertam que é necessário um planejamento criterioso para que o objetivo traçado se concretize.

O "Portal Eu, Rio!" ouviu a coach em produtividade Juliana Santos e a psicoterapeuta especializada em relacionamentos Renata de Azevedo. Para as duas, é necessário antes de qualquer plano ou sonho ser feita uma análise de como foi o ano se encerra. Juliana chama a atenção que muitos fazem inúmeros planos, mas não sabem traçar as metas da forma correta. Quanto à questão amorosa, Renata é taxativa quando afirma que "expectativa é uma porcaria".

"Quando a gente fala de expectativa, a gente está falando de imaginação. Aquilo pode sair melhor ou pior do que a gente imaginou. É sempre bom evitar e controlar esse sentimentos, pois isso pode não acontecer. Temos que viver de acordo com a nossa realidade amorosa. Por exemplo, se eu quero um relacionamento é necessário que antes a pessoa se sinta bem estando só, porque a partir do momento que esse alguém encontrar um parceiro e imaginar que ficará numa situação maravilhosa, pode se frustrar ao descobrir que não foi nada disso", aconselhou Renata.

Em relação à parte profissional, Juliana que os objetivos da área não podem se ligar apenas à parte financeira. Para a coach, o dinheiro não deve ser visto como o único alvo, pois ele é uma "energia". Ela alerta que se alguém trabalha somente pelo dinheiro "uma hora essa conta não fecha. A especialista em produtividade alertou que é necessário entender qual é a verdadeira razão pela qual a parte financeira se faz presente. Outra coisa que ela chama a atenção é sobre a importância em ser feliz no trabalho.

"Quando você traça uma meta, pergunte pra si mesmo se isso vai te fazer feliz, principalmente na vida profissional. Se a moeda de troca do mundo fosse a felicidade, você faria o que faz hoje? Esquece o dinheiro. Então acho que esse tem que ser o 'start' pra saber se estamos felizes com a nossa vida profissional. Mas o ideal é que também haja um plano B, pois com um caminho alternativo já estabelecido a pessoa já se prepara quando algo fora do planejamento acontece", afirmou Juliana.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.