A Série Concertos de Natal do Programa Orquestra nas Escolas faz sua última apresentação do ano aos pés do Cristo Redentor nesta quinta-feira (18) às 17 horas. O espetáculo conta com 110 alunos da rede municipal de ensino que têm de 8 a 15 anos e fazem parte dos 11 mil alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Desde o dia 3 de dezembro foram 16 apresentações natalinas e sete shows.
O programa é coordenado pelaSecretaria Municipal de Educação (SME) e já criou oito formações musicais, entre elas a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC), que reúne integrantes de todos os grupos. Em menos de dois anos, são mais de 200 apresentações em diversos pontos da cidade e com repertório variado. Depois da abertura na sede da Prefeitura, no Centro, o circuito seguiu pelo Complexo da Maré, Cinelândia, Complexo do Alemão, Palácio do Itamaraty e Santa Cruz, até chegar ao Corcovado, sugerido pelos próprios participantes do programa.
Sob a regência do maestro Anderson Alves, o espetáculo desta terça será realizado por instrumentistas da OSJC, com participação de integrantes do Coro de professores da SME e do Coro Laboratório Orsina da Fonseca. Entre eles está Mariana Eleotério, 15 anos, aluna da Escola Municipal Roma, para quem o programa serviu como aprimoramento.
"Minha família tem uma ligação forte com a música. Eu, por exemplo, canto desde pequena na Igreja e em festas, e sempre adorei um Karaokê. Mas o coro me trouxe conhecimentos técnicos, com melhorias para a minha postura e entonação. Esse trabalho representa muito para mim. Envolve sentimento, dedicação, responsabilidade. Sinto como se estivesse me profissionalizando mesmo", diz Mariana.
Além de familiares dos jovens músicos, a apresentação reunirá autoridades municipais e ecumênicas, como o Padre Omar, e turistas de todo o mundo que visitam diariamente o ponto turístico mais famoso da cidade do Rio de Janeiro, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e eleito em 2007 como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.