No penúltimo mês do ano, menos pessoas foram mortas de forma violenta no estado, em comparação com o mesmo período do ano passado. O indicador, que mede o número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar), latrocínio e lesão corporal seguida de morte, registrou uma queda de 13% dos casos em comparação ao mês de novembro de 2017. As mortes causadas pela intervenção de um agente do Estado, ou seja, quando há uma operação policial, por exemplo, tiveram um aumento de 7% no mês passado.
Ao todo, 521 fluminenses foram mortos no período em todo o Estado, o que representa uma média de 17 mortes por dia. Esse e outros dados sobre a violência no Rio de Janeiro foram divulgados nesta terça-feira (18) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).
Essas mortes, chamadas pelo ISP de letalidade violenta, também tiveram uma queda de 14% nos últimos três meses (setembro, outubro e novembro), comparado ao mesmo período de 2017, e uma redução de 7% em relação aos três meses anteriores de 2018 (junho, julho e agosto). Os homicídios dolosos também apresentaram uma diminuição em novembro, de 18%, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Na análise de um período mais longo, o órgão observou uma redução de 19% nos últimos três meses em relação ao mesmo período de 2017 e de 1% nos meses de junho, julho e agosto deste ano.
O latrocínio (roubo seguido de morte) teve uma queda de 37,5% no mês passado, em comparação ao mesmo período de 2017. Nas mortes por intervenção de agente do Estado, o aumento em relação a novembro do ano anterior foi de 7%, porém, na comparação de setembro a novembro com os três meses anteriores de 2018, houve queda de 20%. Nos roubos de cargas, o levantamento do ISP apontou uma redução de 23% em relação a novembro do ano passado. Os roubos de veículos caíram 3% em comparação a novembro de 2017. No total, foram 4.074 ocorrências.
Os dados divulgados pelo ISP, órgão ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública, referem-se aos Registros de Ocorrência (RO) lavrados nas delegacias de Polícia Civil de todo o Estado, durante o mês de novembro.