A época de Natal é o momento propício para muitas comidas especiais, como rabanadas, peru, pernil, entre outros. Mas um item de sucesso que costuma ser facilmente comprado nos supermercados é o panetone. Há quem prefira os que têm frutas cristalizadas, mas alguns gostam desse alimento com gotas de chocolate. Porém tem um tipo específico de panetone que é comercializado pela primeira vez no Brasil e promete aguçar o paladar de quem gosta desse doce.
Uma confeitaria em Niterói, na região metropolitana do Rio, vende desde o início do mês um panetone especial importado da Itália.A iguaria pesa 1 kg e é preparada com frutas cítricas cristalizadas da região da Sicília, como laranja, limão e tangerina, e há um toque de açafrão na massa. Mas quem pensa em comprar este doce para a ceia de Natal precisa preparar o bolso, pois o valor do produto custa R$ 325,90.
Em entrevista ao "Portal Eu, Rio!", a diretora da Confeitaria Beira-Mar, Maria Célia Moreira, contou que a ideia surgiu pelo fato da empresa italiana Fiasconaro ser fornecedora da padaria niteroiense, localizada em Icaraí, na Zona Sul da cidade. E graças a parceria dessa marca com a Dolce & Gabbana - responsável pelo desenho das latas da embalagem - foi desenvolvida a forma como o panetone seria comercializado.
"O importador, que já é nosso fornecedor, perguntou se teríamos interesse em vender esses panetones. Para nós era muito bacana ter um produto diferenciado desse. Com a nossa resposta positiva, ele teve que fotografar a loja para eles verem se tínhamos o perfil para autorizarem a venda. Diante disso, fechamos a compra", contou a diretora da confeitaria.
Apesar do valor ser considerado caro para muitos, Maria Célia garante que a procura pela iguaria tem sido grande, mesmo o produto sendo completamente importado. Ela acrescentou que a própria grife não dispõe do panetone em suas próprias lojas e para oferecer aos seus clientes o panetone especial precisou comprar em Niterói para revender em outras cidades.
"Na verdade, quem conhece a grife entende o valor agregado ao panetone e sabe o quão seletivos e exigentes seriam quanto à qualidade do produto. A procura tem sido muito boa. A própria grife não teve em suas lojas e compraram de nós para ter nas lojas de Brasília e no Rio. Esperamos no próximo ano esperamos ter novamente", revelou Maria Célia.