TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Relatórios do Clima Emocional registram grandes picos de felicidade favoráveis a Lula

Documentos revelam um grande pico emocional de felicidade na web associada a Lula até o dia da votação

Por Portal Eu, Rio! em 09/10/2022 às 16:29:16

Segundo especialista, a emoção dominante associada a Lula certamente se baseou na expectativa do ex-presidente vencer as eleições já no primeiro turno. Foto: Divulgação

Uma euforia generalizada associada a Lula antes do dia do primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras foi registrada na Web (Público) nos últimos relatórios da Clima Emocional (ECR) sobre a política brasileira. Essa emoção se compara aos níveis crescentes de solidão e medo associados ao seu principal rival, Jair Bolsonaro.

Os insights foram revelados pela empresa de relações públicas LatAm Intersect PR em parceria com a Delta Analytics BV.

‘Felicidade’ foi a emoção predominante associada ao candidato Lula ao longo do mês que antecedeu o primeiro turno da votação pela Web no Brasil. Veja o gráfico acima. Esta clara distinção emocional se compara nitidamente com a mistura emocional associada a Jair Bolsonaro durante o mesmo período, atingindo o pico da ‘solidão’ e do ‘medo’ que antecederam o dia da votação.

Roger Darashah, cofundador da LatAm Intersect PR, explica que a emoção dominante associada a Lula certamente se baseou na expectativa do ex-presidente vencer as eleições já no primeiro turno.

“Lula obteve 48,4% dos votos válidos contra 43,2% de Bolsonaro; resultado que confirma um segundo turno (30 de outubro) e, também, supera os números divulgados pelos institutos de pesquisa por uma margem muito maior”, afirma Roger.

“O resultado também expõe algumas das deficiências das pesquisas de opinião tradicionais; o ato de sondagem influencia nos resultados. Neste caso, não está claro se os pesquisadores realmente abordaram um recorte específico do eleitorado, nem se as pessoas realmente revelaram suas verdadeiras intenções de voto quando questionadas”, acrescenta.

Segundo Roger, os Relatórios do Clima Emocional™ representam uma espécie de “barômetro” emocional para diferentes públicos em relação a um determinado assunto.

“Nós nos concentramos em nove emoções principais baseadas em várias teorias emocionais distintas: raiva, felicidade, tristeza, solidão, ciúme, desgosto, medo, antecipação e surpresa. É claro que não pedimos às pessoas que citem suas emoções. Os dados são gerados usando a tecnologia Associative HyperSearch™ para identificar, rastrear e registrar associações emocionais em dois tipos de conteúdos públicos: Web e notícias online. Por exemplo, ao rastrear questões como 'economia' ou 'política' em toda a América Latina, estamos analisando mais de um bilhão de 'pares de dados' (associações do problema com uma das nove emoções) por país para conversas na Web e cerca de 200 em artigos de notícias, todos os dias”, conclui Roger.



Fonte: Agência Brasil

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.