TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Retrospectiva Fluminense 2018: instabilidade dentro e fora de campo

Situação política ferveu este ano e time levou susto no Brasileirão

Por Rosária Farage em 19/12/2018 às 19:11:00

A Copa Sul-americana foi a melhor participação no ano do Fluminense (Foto: Lucas Merçon/FFC)

O Fluminense disputou 5 competições em 2018: Flórida Cup, Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. A melhor colocação da equipe foi a semifinal da competição continental, sendo eliminado justamente para o atual campeão, o Atlético Paranaense. No Campeonato Carioca levou a Taça Rio, mas não conseguiu ir a final, sendo eliminado pelo Vasco no minuto final da prorrogação. E no Campeonato Brasileiro, apesar de decidir sua permanência na série A somente na última rodada, ainda pontuou o bastante para disputar a Sul-Americana novamente. 

A torcida passou a temporada inteira pedindo hostilizados o presidente Pedro Abad nos estádios e nas mídias sociais. No clube , chegaram tentar o impeachment dele. As animosidades seguem, mais Abad disse inúmeras vezes que não pretende renunciar. 

A situação financeira do clube é péssima. Mesmo com a venda de jogadores, os credores não dão sossego e muitos valores seguem bloqueados, impossibilitando o clube de arcar até com coisas básicas para os funcionários. O plano de saúde chegou a ser suspenso por falta de pagamento. Os salários, constantemente em atraso, às vezes meses. Os jogadores chegaram a reclamar publicamente pela falta dos pagamentos, incluindo direitos de imagem, e esclarecimentos. 

Muitos ligados ao futebol pediram para sair, incluindo o técnico Abel Braga que durante o recesso para Copa do Mundo se desligou do clube. Marcelo Oliveira chegou, mas não pode fazer muita coisa. Muitos dos que ali estavam antes para compor elenco passaram chegaram, por falta de opção, a titularidade, e o tem foi sempre guerreiro, por vezes surpreendente, porém sempre limitado. Marcelo foi demitido antes do último e decisivo jogo no Maracanã. O auxiliar técnico permanente Fábio Moreno assumiu como técnico interino

Após o fim da temporada, o Fluminense sequer conseguiu contatar o novo treinador. Paulo Angioni, diretor executivo de futebol do clube, tenta fechar com Fernando Diniz. Mas enquanto isso, o tempo passa, jogadores são negociados para saírem e nada de reposição ou reforço. Até o momento Ayrton Lucas foi confirmado no Spartak Moscou, Marcos Junior tem acerto com Yokohama Marinos do Japão e Richard assinou com o Corinthians. Timão também está próximo de levar o Sornoza. 

Florida Cup

Foi a terceira vez do Fluminense neste torneio internacional que acontece todo início de ano nos Estados Unidos, reunindo grades equipes do futebol mundial. O local serviu também de pré-temporada para o Tricolor Carioca, o que não agrada a muitos entendidos do esporte. A longa viagem, os muitos atrativos externos e o período menor de treinos podem trazer prejuízo a preparação do time, embora agregue na expansão da marca e tenha alguma compensação financeira. O saldo em campo, em 2018 também não foi positivo. Empatou com o PSV em 1 a 1 e foi derrotado na decisão por pênaltis por 5 a 4, perdeu por 3 a 1 para o Barcelona de Guayaquil e ocupou a sexta posição no torneio em que o Atlético Nacional, da Colômbia, foi campeão. 

Campeonato Carioca 

O Campeonato Carioca até que foi uma boa surpresa para o Fluminense. Não se esperava muito do time, que vinha perdendo peças importantes e já se encontrava num processo político e financeiro conturbados. Mas o elenco tricolor chegou com méritos a final da Taça Rio, goleando o Botafogo por 3 a 0 e vencendo a competição. Este jogo da final, inclusive, foi um dos melhores para o tricolor na temporada, quando Júlio Cesar já demonstrou que faria uma ótima temporada, de grandes defesas e sempre bem posicionado na área, e o atacante Pedro encheu a torcida de esperança com um início promissor de artilheiro matador, além de servir muito bem os companheiros. A equipe tricolor, entretanto, não chegou a final do estadual. Pela regra da federação, assinada e aprovada pelos clubes, aconteceu um quadrangular envolvendo os quatro grandes do Rio, e mesmo com a vantagem do empate, o Fluminense perdeu para o Vasco por 3 a 2 no Maracanã, com requinte de crueldade, já  que o gol da vitória cruzmaltina saiu no último minuto dos acréscimos. O Botafogo, que também despachou o Flamengo, acabou sendo o Campeão Carioca 2018 ao derrotar o Gigante da Colina. Mesmo assim, cinco jogadores das Laranjeiras foram eleitos os melhores em suas posições: o goleiro Júlio César, o zagueiro Gum, o lateral Ayrton Lucas e os atacantes Marcos Junior e Pedro. A seleção do campeonato contou ainda com 4 nomes do Vasco, incluindo o treinador, dois do Botafogo é um do Flamengo; o que deixou claro a qualidade técnica superior apresentada pelo tricolor na competição. 

Copa do Brasil 

Já na Copa do Brasil, o Fluminense mais uma vez decepcionou. Foi eliminado pelo Avaí com duas derrotas, a primeira pelo placar de 2 a 1, de virada no Maracana, e outra com vitoria simples adversário, em gol único, na Ressacada. Nos jogos anteriores o Tricolor tinha eliminado o Caldense fora pelo placar de 1 a 0 e o Salgueiro em casa, goleando em 5 a 0.

Copa Sul-Americana

O Fluminense entrou desacreditado na competição continental, mas aos poucos foi eliminado os adversários e se mostrando um forte candidato. Venceu o Nacional Potosí em casa por 3 a 0 e perdeu na altitude por 2 a O, no placar agregado deu Fluzão por 3 a 2. Depois despachou o Defensor com duas vitórias, 2 a 0 aqui e 1 a 0 lá. Com o Deportivo Cuenca o jogo de ida foi fora e de volta no Maracanã, com o Tricolor fazendo 2 a 0 em ambas as partidas. O jogo mais difícil foi contra o Nacional do Uruguai, porque os brasileiros tinham empatado em 1 a 1 no Rio de Janeiro e precisavam da vitória no Parque Central para avançar, mas foram efetivamente guerreiros e conseguiram. Vitória simples por 1 a 0. Mas foi justamente quando a torcida tricolor estava bastante orgulhosa do time e cheia de esperança no título inédito que pegou pela frente justamente aquele que seria o verdadeiro campeão da Copa Sul-Americana, até então Atlético Paranaense, agora Athletico. Na Arena da Baixada, o Fluminense já pode sentir a força do adversário e perdeu por 2 a 0 o jogo de ida. Mas a torcida encheu o Maracanã no jogo de volta e incentivou, mesmo estando em litígio com o time que estava alguns jogos sem vencer nem fazer gols. Porém o time novamente mostrou suas limitações e perdeu pelo mesmo placar de 2 a 0, dando adeus a competição na fase semifinal. 

Campeonato Brasileiro 

Embora não tenha entrado na zona de rebaixamento em nenhuma das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Fluminense só decidiu sua permanência na série A no último jogo da competição. Um confronto dramático contra o América Mineiro, adversário que também corria risco e foi rebaixado após a derrota no Maracanã para o tricolor carioca. O detalhe da partida é que com a derrota o Fluminense podia cair, mas para vencer precisava marcar, coisa que não acontecia há oito jogos. Foi então que brilhou a estrela tricolor, primeiro com Júlio Cesar defendendo um pênalti cobrado pelo adversário e depois quando Richard desencantou e fez o único gol da vitória. Interessante que o volante também marcou o primeiro gol tricolor no Brasileirão, na rodada inicial, o time foi derrotado pelo Timão na Arena Corinthians por 2 a 1. 

Foi uma temporada de altos e baixos para o time de guerreiros, que por problemas financeiros perdeu o artilheiro do ano anterior para o maior rival e o camisa 10 de forma litigiosa. A equipe porém demonstrou entrosamento e superação, parecendo no início que conseguiria decolar. Figurou em nono lugar por algumas rodadas e chegou a ensaiar um G4. 

O atacante Pedro foi o artilheiro do campeonato com 10 gols marcados até lesionar o ligamento cruzado do joelho direito e ter que passar por procedimento cirúrgico. O camisa 9 tricolor tinha acabado de ser convocado pelo técnico Tite para dois amistosos, mas o sonho do jogador em jogar pela primeira vez na Seleção Brasileira principal teve que ser adiado. A lesão foi no dia 25 de agosto no jogo com o Cruzeiro no Mineirão, a cirurgia ocorreu em 21 de setembro e  em 16 de outubro Pedro retornou ao Centro de Treinamento Pedro Antonio para nova fase na recuperação. O prazo estimado para voltar aos gramados gira em torno de seis meses após o procedimento. 

O recém contratado Kaike foi o escolhido para assumir o lugar do artilheiro no ataque tricolor. Mas não conseguiu se firmar e acabou dando vez  dupla de atacantes Everaldo e Luciano que funcionou melhor, com pequenas variações de acordo com as condições e o adversário da vez. 

Digão voltou por empréstimo do Cruzeiro e reviveu a parceria com Gum. Eles foram importantes em muitas partidas, Digão chegou a marcar gols decisivos e Gum chegou a marca de 414 jogos pelo Fluminense. Ayrton Lucas se destacou na lateral, Sornoza foi muito discreto no meio-campo e o melhor jogar do time no campeonato acabou sendo o goleiro Júlio Cesar, com atuações seguras e defesas fundamentais. 

O Fluminense terminou o Brasileirão em 12o. lugar na tabela de classificação, com 45 pontos, e classificado para a Sul-Americana em 2019.
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.