O Flamengo conquistou a quarta Copa do Brasil de sua história. A partida decisiva desta quarta-feira (19), no Maracanã, entre Flamengo e Corinthians terminou empatada em 1 a 1. Após o primeiro tempo brilhante do Rubro-Negro com o gol de Pedro, a equipe carioca viu o time paulista crescer na segunda etapa, conseguir empatar com Giuliano e levar a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o Flamengo venceu por 6 a 5 e levantou o caneco.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a conquista da Copa do Brasil pelo Flamengo.
Levando fé no favoritismo, o Flamengo abriu o placar logo aos 6 minutos. Arrascaeta tocou na área para Everton Ribeiro, que de primeira deixou Pedro cara a cara com Cássio; mesmo sem ângulo, o centroavante chutou por baixo do goleiro para abrir o placar na grande final.
A pressão Rubro-Negra permaneceu após o gol marcado. Aos 17, Rodinei deu uma cavadinha para Filipe Luís fazer o cruzamento da esquerda na cabeça de Pedro, que conseguiu a finalização com perigo, raspando a trave de Cássio.
Aos 32, Pedro tocou na área para Gabigol, que chutou colocado na trave; no rebote, Arrascaeta colocou a bola nas redes. Porém o bandeira marcou o impedimento e o VAR confirmou a anulação do gol Rubro-Negro.
Renato Augusto roubou a bola e puxou o contra-ataque com velocidade, que terminou em Róger Guedes para soltar a bomba, mas Santos espalmou para evitar o empate aos 48. Assim, a primeira etapa foi encerrada com 56% de posse de bola para o Timão.
Na virada de campo, Yuri Alberto chutou forte, mas a bola passou rente à trave de Santos, aos 6 minutos. A resposta do Flamengo veio três minutos depois de chute de Arrascaeta que parou em excelente defesa de Cássio.
Aos 13, Adson cruzou a bola, que chegou em Róger Guedes, quase dentro do gol, mas o atacante conseguiu fazer o mais difícil: perder o gol, finalizando a bola por cima do travessão.
Ocorreu mais um gol anulado aos 16. Éverton Ribeiro chegou na área e bateu forte, para a defesa de Cássio, mas no rebote, Gabigol carimbou a trave e a bola voltou para Éverton Ribeiro empurrar para as redes, mas o camisa nove estava à frente e a arbitragem marcou impedimento.
Aos 22 minutos, Giuliano entrou em campo no lugar de Du Queiroz e, despretensiosamente, foi o grande responsável pelo gol de empate do Timão. Mateus Vital cruzou da esquerda, Fábio Santos desviou de calcanhar na área, Adson chegou batendo, mas a bola explodiu em Filipe Luís e sobrou limpa para Giuliano chutar na pequena área para deixar tudo igual no Maraca.
O Corinthians melhorou no segundo tempo, fez o gol de empate merecido e um castigo para o Flamengo, que esqueceu de jogar bola nos 45 minutos finais. Dessa forma, o tempo regulamentar foi encerrado e a decisão foi para os pênaltis.
Na cobrança, Fábio Santos, Giuliano, Renato Augusto, Yuri Alberto marcaram para o Corinthians, mas Fagner acertou o travessão.
No lado do Flamengo, David Luiz, Léo Pereira, Éverton Ribeiro, Gabigol converteram o pênalti em gol, mas Cássio defendeu a cobrança de Filipe Luís.
Nas alternadas, Maycon converteu para o Timão e Cebolinha marcou para o Rubro-Negro. Porém, Mateus Vital isolou a cobrança e Rodinei fez o gol do título do Flamengo.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 1 CORINTHIANS
DISPUTA DE PÊNALTIS
FLAMENGO 6 X 5 CORINTHIANS
Local: Maracanã, RJ
GOLS: Pedro (07 min, 1°T); Giuliano (36 min, 2°T)
CARTÕES AMARELOS: Fausto Vera; Thiago Maia; Léo Pereira; Lucas Piton
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio;
FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia (Fabrício Bruno), Vidal (Matheuzinho), Everton Ribeiro, Arrascaeta (Victor Hugo), Gabigol e Pedro (Cebolinha). Técnico: Dorival Júnior.
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fausto Vera (Maycon), Du Queiroz (Giuliano), Lucas Piton (Adson {Gustavo Mosquito}) e Renato Augusto; Róger Guedes (Mateus Vital) e Yuri Alberto. Técnico: Victor Pereira.
Fonte: Com Radio Agência Nacional