Neste sábado (22/10), os bairros de Bangu, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos e Vila Kennedy recebem a campanha de vacinação antirrábica promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio). Serão mais de 160 postos de vacinação nesta quarta etapa da campanha, e a lista completa está disponível nas redes sociais oficiais do IVISA-Rio.
A campanha está escalonada por bairros, divididos em cinco grupos a fim de alcançar todas as Áreas Programáticas do município. Nas etapas anteriores foram vacinados mais de 285 mil cães e gatos. A adesão em massa da população à vacinação antirrábica ajuda a prevenir e a manter o controle da raiva, que não é notificada no município em cães e gatos há 27 anos e, em humanos, há 36 anos.
– A adesão dos cariocas à campanha é fundamental para garantir a proteção e saúde dos animais, como vem ocorrendo nos últimos anos. A vacina é segura, tem qualidade comprovada e é a principal forma de prevenção contra a raiva. Por isso, não deixe de vacinar os seus animais – explica a presidente do IVISA-Rio, Aline Borges.
A campanha de vacinação antirrábica de 2022 vai até o mês de novembro, e a expectativa do IVISA-Rio é bater a meta de 470 mil animais vacinados no ano passado. Para isso, as equipes de vacinação e apoio foram treinadas e orientadas ao longo dos últimos meses para atender à população. O próximo e último grupo de bairros, na Zona Oeste, receberá a ação nos dia 5 de novembro.
Os cariocas que perderam algum dia da campanha podem levar os seus animais para vacinar no Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira, ou no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz. As unidades oferecem a vacina antirrábica gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Data e bairros da próxima etapa da campanha
05/11 – 5º grupo
Zona Oeste: Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Sepetiba