O novo parque da cidade que a Prefeitura está construindo na Zona Oeste vai se chamar Parque de Realengo Jornalista Susana Naspolini. O decreto com a homenagem foi publicado na edição desta quinta-feira (27) do Diário Oficial do Município. A repórter da TV Globo, que lutava contra um câncer, faleceu na noite de terça-feira (25/10).
O decreto ressalta que Susana Naspolini era uma profissional carismática e que exercia atividade de grande relevância para a população, auxiliando, inclusive, a administração pública a otimizar a prestação dos serviços públicos em benefício dos cariocas.
Com 80.568 m², o Parque de Realengo Jornalista Susana Naspolini vai usar estruturas inspiradas em referências internacionais, como o Gardens By The Bay, de Cingapura, apontado como o jardim mais visitado no mundo. Além de adaptar a Mata Atlântica ao conceito de super árvores, o parque também apresentará inéditas soluções para adaptar a cidade aos desafios das mudanças climáticas, como ilhas de calor e inundações.
Haverá cinco torres, de 17, 25 e 40 metros, rodeadas e cobertas parcialmente de vegetação. Entre elas passarelas elevadas servirão para que os visitantes possam caminhar. No nível do solo haverá um espelho de água com jardins aquáticos. Para minimizar o calor da região, umas das mais quentes da cidade, as torres vão aspergir vapor de água nos visitantes.
Permeando o parque haverá biovaletas, numa área de 7.209m², com jardins e vegetação para a captação da água da chuva. Isso vai evitar que em dias de temporal o parque e seu entorno alaguem. A água ficará armazenada até ser direcionada ao sistema de drenagem da cidade.