A um passo do acesso, o Vasco recebe o Sampaio Corrêa, nesta quarta-feira, às 21h45, em São Januário, pela trigésima sétima rodada da série B do Brasileirão, a penúltima da edição de 2022. A partida tem importância para os dois times: o cruzmaltino sobe para a primeira divisão caso vença hoje. Já o Sampaio precisa ganhar e ainda torcer para o tropeço do Bahia, quarto colocado, que com um empate já o tira da briga por uma vaguinha à elite. Será um confronto entre o time que ainda não perdeu ao jogar em casa - o Vasco - contra o time que só venceu um jogo fora de casa durante todo o campeonato; estatística que anima o torcedor carioca, em partes, mas também faz 'ligar' uma preocupação para que o elenco não se descuide.
A partida será transmitida pela Rádio Eu, Rio! e no Canal do YouTube do Portal Eu, Rio!
Se depender de Jorginho, não haverá margem para relaxamento na partida contra o Sampaio Corrêa. Após a vitória contra o Criciúma, no sábado, o treinador do Gigante pediu "foco total" para o embate decisivo.
"A gente vai ter semana de muito trabalho, somente amanhã eles têm folga, para descansar e curtir esse momento. Mas na segunda estaremos completamente compenetrados para confirmar o que estamos fazendo. Desde que cheguei acreditava muito. Temos grupo completamente comprometido, muito unido. Falta muito pouco para alcançar objetivo", disse o técnico.
Vasco com duas mudanças
Banco no primeiro tempo da trigésima sexta rodada, o meia Nenê deve voltar a ser titular no lugar de Alex Teixeira. Além disso, uma outra alteração, essa mais diferenciada, é a saída de Yuri para a entrada de Palácios. Com isso, os 11 iniciais não devem jogar num 4-3-3 com um volante fixo, mas sim com dois segundos volantes, ou os famosos 'box to box' (atletas que vão de área em área). Outra alternativa pode ser um 4-4-2; nisso, Palácios seria deslocado para um dos lados do campo.
Sampaio Corrêa estratégico para o jogo
Mesmo com chances remotas de acesso, o técnico Léo Condé deve fazer o máximo de escolhas possíveis para sair vitorioso. Uma delas pode ser no esquema tático, ao colocar mais um volante e jogar no 4-4-2. Eloir pode ser a opção escolhida. Para isso, Nádson seria o jogador sacado para o banco. Outra mudança - essa certa - é a de goleiros: Matheus Inácio substitui Luiz Daniel por conta de uma pancada no rosto que o segundo sofreu.
FICHA TÉCNICA
VASCO X SAMPAIO CORREA
Local: Estádio São Januário
Horário: 21h45.
Árbitro: Jean Pierre Lima (RS)
Auxiliares: José Eduardo Calza (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Vasco: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Danilo Boza, Anderson Conceição e Edimar; Palacios, Andrey Santos e Nenê; Marlon Gomes, Figueiredo e Eguinaldo.
Sampaio Corrêa: Matheus Inácio; Mateusinho, Alan Godói, Joécio e Pará; André Luiz, Ferreira, Rafael Vila e Eloir; Gabriel Poveda e Ygor Catatau.