É hoje o jogo mais esperado do ano. Flamengo e Athletico-PR decidem o título da Libertadores neste sábado (29), às 17h (Brasília), no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. Na busca pelo tricampeonato, a equipe carioca vai à campo com o que tem de melhor e busca coroar campanha impecável e invicta na competição: 12 jogos, 11 vitórias e 1 empate, com 32 gols marcados e oito sofridos. A partida terá transmissão da Rádio Eu, Rio!
Dessa forma, a campanha do Flamengo desta temporada na Libertadores vai conseguir superar até a de 2019, em caso de vitória hoje. Apesar de todo favoritismo do Mengão, levando em consideração aspectos técnicos individuais e em grupo, a equipe carioca tem pela frente um time que está focado desde o início na Libertadores, onde conseguiu eliminar o Palmeiras, que era o outro dos grandes favoritos para vencer a competição.
Além disso, os confrontos recentes entre as duas equipes não foram fáceis, com exceção do jogo da rodada 22 do Brasileirão, quando o Flamengo venceu o Athletico-PR por 5 a 0, mas ambos com time reserva.
Inclusive, essa vitória que mostrou a superioridade do Time B do Flamengo em cima dos reservas do Furacão pode fazer a diferença na decisão de hoje, visto que a final de hoje é de 90 minutos, mas, hipoteticamente, em caso de empate no tempo regulamentar, a partida vai para a prorrogação até os 120 minutos. Sendo assim, as equipes estarão mais desgastadas. Os reservas que entrarem mais inteiros poderão fazer a diferença. Isso significa outra vantagem da equipe carioca na decisão.
Assim como o rubro-negro carioca, o Furacão não tem baixas. Os jogadores indisponíveis, assim como os do Flamengo, não fazem tanta diferença na equipe principal desta temporada. Em contrapartida, Felipão permanece com mistério sobre como a equipe paranaense entrará em campo. Sem dúvidas, por conta do favoritismo do Flamengo na partida cujo adversário precisa buscar surpreender, seja taticamente, seja em postura individual no gramado.
O Flamengo passou por cima do Athletico-PR, no tocante a confrontos mata-mata em cinco oportunidades:
2022 - Quartas de Final da Copa do Brasil
2020 - Oitavas de Final da Copa do Brasil
2020 - Supercopa do Brasil
2013 - Final da Copa do Brasil
2011 - Segunda fase da Copa Sul-Americana
Enquanto isso, o Athletico-PR eliminou o Flamengo em partidas de mata-mata três vezes:
2021 - Semifinais da Copa do Brasil
2019 - Quartas de Final da Copa do Brasil
2016 - Semifinais da Primeira Liga
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X ATHLETICO-PR
Local: Estádio Monumental de Guayaquil, EQU
Data: 29 de outubro de 2022
Horário: 17h (Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau
Assistentes: Diego Bonfá e Ezequiel Brailovsky
Quarto árbitro: Facundo Telles
VAR: Mauro Vigiliano
FLAMENGO: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabriel. Técnico: Dorival Júnior.
ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Erick (Hugo Moura), Fernandinho, Alex Santana e David Terans; Vitinho e Pablo. Técnico: Felipão.