TOPO - PRINCIPAL 1190X148

A maior treta do Natal: Com ou sem passas?

Saiba mais sobre essa iguaria que divide opiniões

Por Caroline Carvalho em 23/12/2018 às 15:24:00

Apesar de calóricas, as passas podem ser muito benéficas nas dietas. Foto: Pixabay

Não existe essa de direita versus esquerda, FlaxFlu, quando a questão são as pequenas porém polêmicas uvas-passas. Mas, afinal, o que ela tem que causa amor e ódio tão exagerados? Com uma pequena pesquisa na rede social da repórter que vos fala, já deu pra perceber que cada um tem uma relação com a frutinha.

A analista de qualidade Luciana Lecker ama o adocicado que a fruta dá às comidas.

"Uvas passas são MARA!!!!! Lógico que sem excesso, mas dão um adocicado superinteressante nas comidas. Eu me amarro!"- afirma.

Já a jornalista Ingrid Reis odeia por justamente ter a questão do agridoce e a textura que ela fica depois na boca.

"Eu detesto, não gosto da textura na boca, não é nem o sabor e acho mega estranho em comida salgada, me dá nervoso", revela Ingrid.

Outro a favor das passas é o advogado Dércio Carvalheda. Por ele, taca passas em tudo.

"Por mim taca passas até no feijão", diverte-se Dércio.

Mas tem aquele grupo que até gosta das passas, mas depende muito da comida. É o caso da jornalista Amanda Raiter, que até gosta, mas tem suas ressalvas.

"Sou contra o excesso de passas ou quando colocam em algo nada a ver como canjica e farofa. E ainda dá trabalho de catar porque minha filha não quer nem ver", conta Amanda.

Mas, afinal, o que difere as passas das uvas normais? Elas tem alguma propriedade além de causar discórdia na ceia de Natal?

Primeiro, as passas são uvas que foram propositadamente desidratadas. As passas de uva surgiram como forma de conservação das frutas, através de um processo de desidratação, que resulta da exposição prolongada ao sol. Uma grande diferença das passas para as frutas frescas é que as passas contém uma concentração de açúcar maior às dos bagos frescos, por isso é recomendável o seu uso moderado, principalmente para quem quer uma dieta saudável.

Geralmente são usadas dois tipos de uvas para formar as passas: as Thompson e as Moscatel, pois nem todas as variedades de uvas são indicadas para as passas, apenas aquelas de alto conteúdo de açúcar, polpa firme e casca fina.

A desidratação das uvas ocorre até que a redução do teor de água fique num determinado nível, para que as concentrações de açúcares, ácidos, sais e outros componentes sejam suficientemente altas para impedir o crescimento e a reprodução de microrganismos responsáveis pela deterioração dos alimentos. Além disso, fica mais fácil o seu transporte e manuseio.

Mas, engana-se que as passas são calorias vazias. Elas, apesar de calóricas, podem ser muito benéficas nas dietas.

As passas têm, aproximadamente, 299 calorias por 100 gramas. Como as uvas, as passas possuem vitaminas do complexo A e B, porém em menor quantidade, pois essas vitaminas são hidrossolúveis e com o processo de desidratação acabam sendo perdidas. Mas outras propriedades, justamente por ficarem desidratadas acabam se concentrando mais, como Cálcio, Cobre, Ferro, Magnésio, Manganês, Potássio, Zinco e o Resveratol, um polifenol que tem ação anti-inflamatória.

Além disso, as passas não possuem glúten, o que é ótimo para quem possui intolerância.

As passas têm efeito laxativo, contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, é um estimulante sexual (ela contém arginina, aminoácido importante para o aumento de libido. O consumo regular é recomendo principalmente para homens que sofrem com disfunção erétil, benefício muito visado na cultura indiana.), dentre outras.

Em uma reportagem para o Globo Repórter, em 2015, o biomédico da Embrapa, Gildo Almeida, revela que os antioxidantes presentes nas passas previnem doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson e demência.

"O boro que tem dentro dessas passas vai evitar que as pessoas na menopausa tenham perda óssea. Então, protege inclusive pessoas idosas contra algumas doenças que acometem o osso. Todo mundo pode comer uva-passa, menos aqueles que tem restrição em açúcar", afirma Gildo.

Ou seja, vale a pena dar uma chance para as passas neste Natal. Como comentou na pesquisa a empresária Caroline Vieira, o bom do Natal é justamente misturar.

"Acho que o paladar natalino é misturar doce com Salgado! Por isso que as passas cabem em tudo", diz Caroline.




 

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.