Muitas famílias se planejam no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, para prepararem a ceia realizada próximo à meia-noite. Mas por causa do intenso trabalho em preparar os alimentos, tem gente que prefere comprar alguns ou até todos os itens da janta natalina pronta. Por isso, o comércio especializado em vender esse tipo de alimento aproveita essa época para atender tal clientela.
A gerente do Empório da Ovelha, Santusa Esteves, falou ao "Portal Eu, Rio!" que 2018 teve um aumento em 20% em relação ao ano passado. Este é apenas o segundo ano de funcionamento da loja, que oferece até oito pratos para quem quer fazer uma ceia farta. Citando o pernil de cordeiro como o item mais procurado nessa época, ela falou que o estabelecimento tem outras opções para quem deseja algo diferente.
O cardápio daqui é naturalmente diferenciado e atrativo. Nem todo mundo tem em mente as muitas opções que os queijos de ovelha e carne de cordeiro oferecem e se surpreendem com a quantidade opções do cardápio com lancnes, petiscos e pratos e cortes congelados. O leite de ovelha batido por exemplo, por sua consistência e sabor, vira um shake maravilhoso com frutas cereais ou chocolate. Sem falar nos queijos zero lactose", contou Santusa.
Apesar da ceia ter alimentos com altas calorias e açúcar, como perus e rabanadas, nem todos podem comer tal cardápio por causa de problemas de saúde, como diabetes, problemas de colesterol e pressão alta. A gerente reconhece que alguns dos itens vendidos não podem ser consumidos por esse tipo de pessoa, mas alega que há produtos que já possuem um valor nutricional que não apresenta risco para quem se encontra nessa situação.
"Especificamente não temos produtos voltados para quem tem restrição alimentar por causa de alguma doença. Mas os queijos de ovelha são zero lactose, o pão de queijo sem glúten e o leite de ovelha é indicado por nutricionistas por seu alto valor nutricional. Ele é indicado inclusive para quem tem baixa intolerância a lactose. Esse item também serve para a terceira idade por ser grande fonte de cálcio, proteínas e vitaminas do complexo B", garantiu Santusa.
Caso alguém não consiga fazer as compras para a ceia de natal, ela tranquilizou quem não quer ter trabalho nas comidas especiais na virada de ano. Algumas da comidas natalinas e outros alimentos são vendidos especialmente para quem deseja fazer uma ceia durante o Réveillon.