TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Centro de Referência da Pessoa com Deficiência inaugurado na Praça Seca

Unidade deve atender 3 mil deficientes na região

Por Gabriel Gontijo em 24/12/2018 às 14:26:58

Foto: Divulgação

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, inaugurou nesta segunda-feira (24) o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) do Mato Alto, na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. O espaço tem 3.477m² e conta com dois pavimentos, salas de atendimento, vestiários, auditório, anfiteatro e piscina, para sessões de hidroterapia.

Este é o 7º CRPD da do município, onde se faz trabalho multidisciplinar, com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e outros profissionais, para apoio e melhora da qualidade de vida de pessoas com deficiência. Apesar de inaugurado, o local não funcionará plenamente neste momento, pois o trabalho atual será de de cadastramento dos futuros usuários, que se iniciará nesta quinta (26). A inscrição deve ser feito presencialmente e após esta fase terá início a segunda etapa do processo, que será o atendimento à população, previsto para fevereiro. A previsão é que o CRPD do Mato Alto realize pelo menos 3 mil atendimentos por mês.

De acordo com o subsecretário da pessoa com deficiência, Geraldo Nogueira, a abertura do CRPD representará "maior oportunidade" para o prosseguimento de inclusão social de quem tem deficiência. Ele é cadeirante ha quase 30 anos e é conhecido por militar na área, além de ter sidopresidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência OAB-RJ

"A abertura do CRPD do Mato Alto sinaliza uma nova etapa nas ações da Subsecretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SUBPD). Abrirá maior oportunidade de inclusão social para as pessoas com deficiência das comunidades no entorno da Praça Seca", contou Nogueira.

Em 2018, os Centros de Referência já existentes em Vila Isabel, Irajá (Zona Norte), Campo Grande, Santa Cruz (Zona Oeste), São Conrado (Zona Sul) e Centro realizaram mais de 70 mil atendimentos. Nessas unidades as pessoas com deficiência contam com o apoio de equipes formadas por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, intérpretes de libras e instrutores de oficinas. São desenvolvidas atividades culturais, artísticas e esportivas, além de sessões de musicoterapia e oficinas de informática.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.